9 livros que mudaram o mundo

domingo, 22 de dezembro de 2013

Fonte:http://hypescience.com/10-livros-que-mudaram-o-mundo/
Desde o nascimento da civilização, os seres humanos têm registrado seus pensamentos em paredes, pedras, papiros e, finalmente, em livros. Destes, alguns causaram abalos nas leis sociais reinantes, modificando o pensamento de muitos. 
1 – A República, de Platão -  Platão sublinhou conceitos morais e sociais apenas com diálogos entre seus contemporâneos. E as ideias dele estão por aí até hoje.

2 – O Kama Sutra, de Vatsyayana

O texto Hindi foi um dos primeiros guias para os casais atingirem o prazer máximo. O livro descreve 64 práticas sexuais diferentes (as fotos só foram inseridas depois, infelizmente). Dizem que o autor, Vatsyayana, seguia a castidade, mas através de muita meditação atingiu um conhecimento profundo da natureza humana. 

3 – Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, por Sir Isaac Newton
Com esse livro, um tanto complexo para aqueles sem bases nesse tipo de conhecimento, Newton revolucionou completamente todas as ciências da época. Nele estão os três princípios básicos da mecânica, que todos estudamos no ensino médio: o da inércia, da dinâmica e da ação e reação.

4 – Senso Comum, de Thomas Paine
Livro muito famoso nos Estados Unidos. Na época dos reis e da colonização britânica, Paine começou a falar abertamente sobre liberdade e tirania. Junto com outros autores rebeldes, como Henry David Thoreau (não necessariamente envolvido nesse caso, mas por semelhança de ideal), convenceu o “João” comum da sociedade de que a Independência é uma boa ideia, dando espaço para a Revolução Americana.

5 – Folhas de Relva, de Walt Whitman
Considerado um dos expoentes da poesia, Whitman foi importantíssimo para quebrar barreiras desse estilo: ele tirou a poesia da academia, trazendo uma linguagem mais próxima de todos. Ele também uniu o romantismo e o realismo, gerando uma poesia livre. Influenciou muita gente, desde os Beatnicks até os poetas atuais.

6 – A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells
Escrito há mais de um século, esse livro deu origem ao que hoje chamamos de ficção científica. Wells influenciou uma geração inteira, contaminando a mente de crianças que passaram a sonhar em serem cientistas, astronautas e coisas do gênero. 

7 – A Reivindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft
Essa obra, lançada no fim do século 18, num muito período turbulento da Revolução Francesa e dos ideais de liberdade do ser humano, formou a base do começo do feminismo. Nela, Wollstonecraft afirma que a mulher precisa ter direito a educação para sair de sua condição inferior, e condena o casamento como escravidão disfarçada. Foi marcante porque deu ideias para acabar com a sociedade patriarcal.

8 – A Origem das Espécies, de Charles Darwin
Na época de Darwin todas as religiões eram criacionistas por isso o livro dele foi considerado um de seus mais terríveis ‘inimigos’ já que deu base inequívoca sobre como os organismos evoluem para se transformarem em outros. Termos tão usados atualmente, como Seleção Natural, devem muito ao barbudo Darwin. Com certeza, um dos maiores livros científicos da história.

9 – Pé na Estrada, de Jack Kerouac
Saindo um pouco da ciência, e voltando à literatura, esse é um clássico marcador de uma geração. Ainda lido por muitos “alternativos”, “On The Road”, no original, foi o livro base da geração Beatnick, das décadas de 50 e 60 dos Estados Unidos. Essa geração marcou o começo de uma contra cultura que lança suas ideias até hoje. Além de toda a importância histórica, o livro ainda foi escrito de uma maneira completamente radical, em apenas três dias.

Com base no texto de Bernardo Staut, estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.





.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB