Lixo - um problema que os prefeitos não estão levando a sério. Veja a pesquisa da CNM

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou um diagnóstico sobre a situação dos lixões no Brasil, buscando saber quem têm atendido as obrigações impostas na Lei 12.305/2010 – Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as regiões mais carentes e que possuem os maiores desafios em cumprir a lei. O Sudeste caminha para bons resultados com aterros sanitários e coleta seletiva e o Sul tem os índices mais altos no que diz respeito à legislação.

Principais pontos da lei da PNRS - elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; implantação da coleta seletiva; compostagem e disposição apenas de rejeitos em aterros sanitários.

A compostagem (técnica de valorização da matéria orgânica, considerada como reciclagem do lixo orgânico) está entre os principais desafios. A região Sul, por exemplo, que tem bons índices em outros quesitos, apresenta o pior na atribuição compostagem. Apenas 13% dos Municípios em todo o país informaram ter um projeto de reciclagem de resíduos orgânicos.

Os aterros sanitários são considerados a única forma ambientalmente correta para os rejeitos, que são os resíduos sólidos que não possuem viabilidade técnica ou econômica de serem reutilizados e reciclados.

Até março de 2015, 43,8% dos Municípios ainda estavam em fase de elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), embora o prazo tenha vencido em agosto de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB