Salafrários no STF?

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O confronto foi registrado, ontem (7), às 15h39 no muito lido blog do jornalista Reinaldo Azevedo, da revista Veja. Conta ele:

Arquivo EV/SCO-STF (Divulgação) "Não parta do princípio de que todos neste tribunal sejam salafrários"

Os ministros Marco Aurélio e Joaquim Barbosa tiveram nesta quarta-feira um confronto azedo - talvez o mais agudo desse julgamento, embora curto (até agora).

Está em causa uma questão sobre a continuidade delitiva.

Marco Aurélio se mostra inconformado com os critérios adotados até agora.

Enquanto Marco Aurélio falava, Barbosa fez uma intervenção, inaudível para quem acompanhava pela tevê, e provocou a ira do interlocutor.

Seguiu-se o seguinte diálogo:

- Vossa Excelência cuide das palavras, quando eu estiver falando.

- Eu cuido muito bem do vernáculo, ministro!

- Não suponha que todos nesse tribunal sejam salafrários, ministro, e só Vossa Excelência seja uma vestal.

Outros detalhes

O momento mais duro do debate ocorreu quando Marco Aurélio dizia que havia várias formas de considerar a participação de um réu em um crime. Ele questionou parâmetros das penas aplicadas ao empresário Marcos Valério.

Barbosa replicou: "Temos também a ubiquidade delitiva", em referência ao fato de o empresário estar ligado a todos os crimes do mensalão.

Fora dos microfones, Barbosa fez um comentário que irritou Marco Aurélio. "Não sorria porque a coisa é séria, estamos no Supremo. O deboche não cabe aqui", disse.

Barbosa defendeu seu voto com a pena de Valério, que foi seguido pelos demais colegas. "Traduzi uma realidade que consta nos autos. Se um réu foi condenado a 40 anos, é porque se trata de réu que cometeu sete, oito, nove crimes graves, ministro."

"Mas temos o direito que é uma ciência", afirmou Marco Aurélio. "Não admito que Vossa Excelência suponha que todos sejam salafrários e Vossa Excelência seja vestal."

Barbosa também enfrentou o revisor quando divergiram sobre o uso da vida pregressa para a definição do tamanho da pena. "Vossa Excelência está transformando réu em anjo", disse Barbosa.

Irritado, Lewandowski reagiu. "Não crie frases de efeito."

E alfinetou: "Saia daqui do plenário, vá em frente às câmaras e dê declarações".

Cerca de uma hora mais tarde, no intervalo da sessão, Marco Aurélio fez novo comentário: "A beleza do colegiado é a diversidade. Não estamos aqui para ser vaquinhas de presépio do relator: 'falou o relator e dizemos amém, amém, amém'. A viagem Alemanha não fez bem a ele"!

fonte: http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/100171080/salafrarios-no-stf

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB