Joaquim Barbosa na presidencia do STF - posse históricao

domingo, 25 de novembro de 2012

Por Ana Maria

Finalmente, chegamos ao histórico dia em que um negro assumiu a presidencia do Supremo Tribunal Federal (STF). De fato, desde o dia 22 de novembro, o ministro Joaquim Barbosa é o presidente do STF, o primeiro negro a comandar a Suprema Corte.

A biografia do ministro Barbosa revela um homem determinado, compentente, estudioso, capaz e inteligente. Por essa história de sucesso e méritos, entende-se que o diferencial na vida de um ser humano é a educação.

A posse do minsitro Barbosa, por certo, contribuirá para a diminuição dos preconceitos que temos em nossa sociedade.
Importante ressaltar que Joaquim foi escolhido ministro por sua capacidade, seu conhecimento jurídico.

O Brasil festeja a posse de Joaquim Barbosa, por tudo o que representa e, especialmente, pelo trabalho que ele vem realizando. Hoje, ele é uma das personalidades mais admiradas no nosso país.

Barbosa interessa-se pelas questões raciais e sempre faz referências ao assunto em seus discursos, votos e conversas. Veio de uma família simples de Paracatu, em Minas Gerais. Antes de ser ministro do STF, ele ocupou vários postos. em 2003, quando veio o convite para integrar a corte suprema, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa atuava como procurador no Rio de Janeiro.
No discurso de posse, ele criticou a Justiça desigual e disse que de nada valem as edificações suntuosas, os sistemas de comunicação e informação, se naquilo que é essencial a Justiça falha porque é prestada tardiamente e porque presta um serviço que não é imediatamente fruível.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB