Condenados pelo mensalão tem direitos políticos suspensos

terça-feira, 18 de dezembro de 2012


A Constituição declara, em seu Art. 15, que é vedada a cassação de direitos políticos, salvo nos casos elencados nos incisos do referido artigo, dentre os quais, figura a condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. Foi com base nesse artigo e respectivo inciso III que o Supremo Tribunal Federal decidiu pela suspensão dos direitos políticos dos réus condenados na AP 470 (mensalão).
Vejamos o artigo referido:
CF, Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:
I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;
II - incapacidade civil absoluta;
III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;
V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.


1 comentários:

Anônimo disse...



Ana, procurando sobre pensão aliméntícia, encontrei seu blog.

Tenho uma pergunta e gostaria de uma orientação breve de como proceder.

Minha mãe, já idosa e com problema de saúde sério, decidiu que destinar parte de seus rendimentos para suas duas netas, menores de 3 e 1,6 anos.

A menina de 3 anos é filha de minha irmã, que tem rendimentos irregulares em função de restaurante de comida vegetariana, e trabalha neste com seu marido.

A outra criança de 1 ano é minha filha. Eu tenho rendimentos exporádicos, sou publicitária e ganho por trabalhos.

Meu pai faleceu ha 4 meses e minha mãe está muito doente. Tenho minha avó que depende de minha mãe. Minha mãe está muito preocupada com a possibilidade de vir a óbido após um transplante e deixar as netas desamparadas, tendo em vista a constante necessidade de ajudar-nos com assuntos das meninas e ainda com a irregularidade de nossos trabalhos.

Pergunta: existe possibilidade de minha mãe por vontade própria destinar parte de seus rendimentos (servidora do Tribunal de Justiça do DF) para suas netas?

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB