"Cotão" dos deputados federais paraenses: mais de cinco milhoes gastos. Retorno social: um grande ponto de interrogação

domingo, 23 de janeiro de 2011

O Congresso Nacional tem como principais atribuiçoes: 
a) elaborar as leis; 
b) proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta.
Para darem conta de suas atribuiçoes, os deputados federais recebem uma verba extra, apelidada de "cotão". 
No ano de 2010, a bancada paraense gastou mais de cinco milhoes dessa verba; no entanto, apresentou apenas 30 projetos de lei, sendo que muitos nao apresentaram nenhum projeto, nao fizeram discursos e ainda sao campoes de faltas ao trabalho.

E a fiscalização? Essa, então ...

3 comentários:

Anônimo disse...

eles nao fazem nada e nós os reelegemos, eleiçao após eleiçao.

Ricardo disse...

Deveríamos pedir que eles demonstrassem todos os gastos que fizeram.

Ana Maria disse...

É comum, nas discussoes sobre as leis, dizermos que lei "x" nao contemplou a realidade do Pará, que lei "y" foi votada sem considerar as nossas idiossincasias locais, que lá em Brasília nao conhecem a nossa realidade de Estado gigante, maior do que muitos países.
Ora, por que eles nao conhecem a nossa realidade? Por que os nossos representants nao estáo lá na hora da votaçao das leis, porque eles nao participam da discussao do projeto, porque eles se omitem.
Nós nos acostumamos a medir o baixo desemplenho da bancada paraense pelos poucos projetos de leis apresentados. Mas temos que considerar que a falta de iniciativa de projetos é até menos maléfica do que a ausência nas discussoes das leis, das votaçoes das normas. Nós, de fato, nao estamos contemplados nas leis poque os nossos representantes estao ocupados fazendo outra coisa diferente daquela para a qual foram eleitos.
Se eles nao apresentaram projetos, nao se fizeram presentes nas votaçoes das leis, nao fiscalizaram nada e nem fizeram discursos, entao, em que gastaram tanto dinheiro?

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB