Segurança Alimentar para os brasileiros

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Pode soar estranho aos ouvidos da classe média e da alta, mas há milhões de pessoas no mundo que vivem em completa incerteza quanto a ingestão de alimentos. Ou seja, tem-se uma insegurança alimentar para um número considerável de seres humanos. Daí a importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o qual funciona como uma engrenagem e é integrado por uma série de políticas públicas focalizadas e estruturais gerenciadas por diversos ministérios nos três níveis de governo e fiscalizadas pela sociedade civil através do CONSEA.
No processo de constituição do sistema, uma das estratégias que ganhou reconhecimento internacional pelos resultados no combate à pobreza e à fome foi o programa Fome Zero. Tal programa não existe mais como estratégia, mas os programas que lhe deram sentido ainda funcionam, com mudanças e reformas, sendo que algumas foram aprofundadas no Plano Brasil Sem Miséria.
Dentre os programas acima mencionados, temos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem uma trajetória importante dentro da luta para colocar os agricultores familiares no centro das políticas públicas para atingir a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro.
O PAA foi criado no ano 2003 com três objetivos:
·        garantir aos camponeses um mercado seguro para comercializar os seus produtos através da compra direta do governo (pelas prefeituras),
·        oferecer uma alimentação saudável à população em insegurança alimentar (população de creches, asilos, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, comunidades indígenas e quilombolas, etc.);
·        revalorizar a produção local dos camponeses respeitando os hábitos culturais das populações.  Com isso, o programa visa garantir a soberania alimentar, ao mesmo tempo em que fomenta o cooperativismo e a organização entre os agricultores.

Mesmo que ainda tenha resultados modestos quanto ao número de agricultores familiares envolvidos no programa devido, entre outras coisas, aos obstáculos burocráticos no processo de adesão (pois os agricultores devem ter uma declaração de aptidão ao programa de crédito PRONAF, DAP), o PAA é uma das iniciativas mais inovadoras do governo brasileiro, que conta com mecanismos muito benéficos para o pequeno agricultor como o seguro contra as perdas dos cultivos ou a garantia da compra da produção a preços preferenciais. Esse tipo de iniciativas oferece uma segurança para eles ante a incerteza das mudanças climáticas estacionais e a volatilidade dos preços dos alimentos.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB