Promotores e procuradores de justiça divulgam carta de defesa da sociedade - todos contra a PEC 37

sábado, 25 de maio de 2013

Membros do Ministério Público Federal, Militar, dos estados e do Distrito Federal divulgaram na sexta-feira, 24/5, a Carta de Defesa da Sociedade e da Cidadania . O documento é resultado do III Encontro Nacional de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público no Controle Externo da Atividade Policial, realizado nos dias 23 e 24 de maio, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.
No texto, promotores e procuradores afirmam que o controle externo da atividade policial é essencial para a plena garantia dos direitos humanos e defendem que a investigação de crimes não deve ser atribuição exclusiva de uma única instituição, tal como proposto pela Proposta de Emenda Constitucional 37.
Entende-se que é incompatível com a Democracia e a República que os braços policiais armados exerçam o poder de decidir com exclusividade sobre o que e quem investigar. A investigação conduzida pelo Ministério Público é uma realidade no Brasil e uma prática valorizada em quase todos os países do mundo, pois atende os interesses da sociedade e dos cidadãos.
Salienta-se que o Ministério Público não pretende substituir a atividade policial, da qual exerce o controle externo, mas seguir investigando, sempre que o interesse público assim o exigir.
Para os promotores e procuradores, a supressão ou redução do controle externo da atividade policial e do poder investigatório, exercidos pelo Ministério Público, afetam a independência e a autonomia do MP asseguradas na Constituição.
O documento reafirma o compromisso dos membros do Ministério Público de proteger a cidadania, confiantes de que o Congresso Nacional rejeitará a PEC 37, pois ela somente prejudica a defesa da sociedade, ao aumentar a insegurança e a impunidade dos criminosos. Na interessa ao cidadão, essa emenda, por violar legítimas aspirações e conquistas da população brasileira.

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3366-9124
twitter: cnmp_oficial
facebook: cnmpoficial

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB