Batom: produto perigoso, especialmente para crianças

sábado, 11 de maio de 2013

Por em 6.05.2013 as 22:00

latest-makeup-trendsEstudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) analisaram diversas amostras de batons e glos e neles encontraram níveis perigosos de chumbo, cádmio, alumínio e outros metais que podem fazer mal à saúde.
“Apenas encontrar esses metais não é o problema; o que importam são os níveis”, explica a professora S. Katharine Hammond, líder da equipe. “Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter efeitos a longo prazo”.
 
Uma vez nos lábios, batom e gloss são pouco a pouco absorvidos através da pele ou ingeridos sem a pessoa se dar conta. Mesmo usados em quantidades considerados aceitáveis (24 mg/dia), esses cosméticos podem expor a pessoa a níveis perigosos de cromo (que pode causar câncer de estômago) e manganês (que pode atacar o sistema nervoso), entre outros.
Os pesquisadores detectaram chumbo em 24 das 32 marcas analisadas e, embora os níveis estejam abaixo do mínimo “seguro” para adultos, é recomendável deixar maquiagem longe de crianças, já que não há nível de exposição seguro para elas.

Não é o caso, de acordo com os autores, de jogar fora batons e embalagens de gloss, mas de manter cautela em relação a esses produtos e evitar o uso excessivo.[ScienceDaily, Medical Xpress, Environmental Health Perspectives]

1 comentários:

Caule Distribuidora disse...

Adorei o post!! Elaborei uma alternativa usando Gloss e Blush com base em argila, sem qualquer produto novico ou tóxico: http://www.caule.com.br/2016/tira-esse-batom-vermelho/

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB