O mestre dos doutores, Paraguassu Eleres, me repassou um e-mail escrito por ROSANA PINHEIRO, sócia FUNDADORA da ARQPEP e Funcionária da SECULT/APEP no qual ela informa que cada vez mais o Arquivo Público está sob risco iminente de sofrer um sinistro.
Segundo Rosana, "é sabido que a área onde está guardado o seu acervo, que para NÓS e toda a comunidade acadêmica ou não,está sobre um imenso "barril" de pólvora".
Segundo Rosana, "é sabido que a área onde está guardado o seu acervo, que para NÓS e toda a comunidade acadêmica ou não,está sobre um imenso "barril" de pólvora".
"Não nos assustemos, portanto, se um dia o PARÁ amanhecer sem sua HISTÓRIA, pois um incêndio naquele prédio do APEP, em poucos minutos, a perderemos para SEMPRE.
Precisamos de ações, precisamos de MOBILIZAÇÕES para informar o quanto é de suma importância para o PARÁ, o TESOURO que é guardado e preservado naquela instituição de governo.
Amanhã poderá passar a ser "UM PASSADO" com lamentável perda irrecuperável".
Meus comentários:
Depois que postei, Rosana me mandou um comentário (publicado abaixo, no item "comentários), no qual explica que sua maior preocupaçao é com o fato de o prédio da APAP localizar-se em pleno centro comercial de Belém, onde há grande movimentaçao de carros e pessoas desde as primeiras horas do dia. Também preocupa a zeloza servidora o fato de que o entorno é repleto de ambulantes que vendem as mais variadas mercadorias, (podendo, eventualmente, alguma ser perigosa, deduzo).
Ela esclarece que temos preservado nos espaços do ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ "GRANDE E SIGNIFICATIVA PARTE DA HISTÓRIA DO PARÁ E DA AMAZÔNIA".
Imaginem, leitores, que a imensa riqueza histórica e cultura que temos: sao aproximadamente "4 MILHÕES DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS, EM GRANDE PARTE MANUSCRITOS, QUE DATAM A PARTIR DO SÉC. XVII".
Rosana nos conta que estao realizando várias açoes importantes para preservaçao do fabuloso acervo, muitas mediante projetos firmados "ENTRE SECULT-APEP, ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO APEP e OUTRAS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS". Por exemplo, estao sendo feitos restauros e digitalizaçao de parte da documentaçao.
No entanto, é necessário salvaguardar os originais, pois eles sao o "TESOURO DA NOSSA HISTÓRIA".
Parabens, Rosana, pelo exemplo de pessoa consciente da importancia do nosso acervo histórico.
3 comentários:
Resposta do Paraguassu
PREZADA ROSANA,
A CULPA É DE TODOS NÓS - EM ESPECIAL GOVERNADORES, LEGISLADORES, JUÍZES, UNIVERSIDADES E ALUNOS, E TAMBÉM NOSSA (DA SOCIEDADE, INCLUSIVE A ARQUEP, SE FICARMOS SILENTES) - CREIO QUE UM PRIMEIRO PASSO SERÁ LEVANTAR A QUESTÃO NA IMPRENSA, TELEVISÃO E RÁDIOS, TENTANDO SENSIBILZAR A MASSA CRÍTICA QUE (EM TESE) DE PENSA - CADA UM DE NÓS DARÁ SEU CONTRIBUTO, COMO O BEIJA-FLOR, NA ESTÓRIA DO INCÊNDIO NA FLORESTA - FALAREI DA QUESTÃO NA QUINTA-FEIRA PRÓXIMA NO "PLANETA AMAZÔNIA" DA RÁDIO LBERAL CBN.
147 – CBN – 28.ABR.2011 - BOM DIA CLEITON ! – JÁ SE DISSE QUE OS POVOS QUE ESQUECEM SUA HISTÓRIA ESTÃO FADADOS A REVIVÊ-LA – IMAGINE NÓS PARAENSES, SE ESQUECESSEMOS DOS FATOS QUE GERARAM A CABANAGEM - ESTARÍAMOS CONDENADOS A REVIVER A GUERRA CIVIL QUE NOS ANOS 30 DO SÉCULO 19 MATOU UM TERÇO DA POPULAÇÃO DO GRÃO-PARÁ – IMAGINE SE OS ALEMÃES PERDESSEM A MEMÓRIA E TIVESSEM DE REVIVER O TERROR NAZISTA DE HITLER E ATOS MONSTRUOSOS COMO O HOLOCAUSTO, FORMA MATEMATICAMENTE ORGANIZADA COMO ASSASSINOU SEIS MILHÕES DE JUDEUS, E HÁ LÍDERES POLÍTICOS LOUCOS DIZENDO QUE AQUILO NÃO ACONTECEU, JUSTO NUM MOMENTO EM QUE O NAZIFACISMO RENASCE NA EUROPA E NOUTRAS PARTES DO MUNDO – ESTOU FALANDO DE MEMÓRIA COLETIVA PORQUE RECEBI DE ROSANA PINHEIRO, DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ARQUIVO PÚBLICO, NOTA COM A PREOCUPAÇÃO DO PERIGO QUE CORRE A NOSSA BIBLIOTECA E ARQUIVO PÚBLICO, SITUADO NO COMÉRCIO, ENTRE RUAS ESTREITAS, INSEGURA EM CASO DE SINISTRO DE INCÊNDIO, LOGO AQUELE TEMPLO QUE GUARDA A RIQUEZA IMENSURÁVEL DA HISTÓRIA PARAENSE E DA AMAZÔNIA EM GERAL - NO INÍCIO DA REPÚBLICA O PARÁ TEVE GOVERNANTES COM OLHAR NO FUTURO QUE EM 189O FUNDARAM A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO E EM 1891 O DIÁRIO OFICIAL, QUE EM JUNHO COMPLETA 120 ANOS - O DIÁRIO OFICIAL É UM DOS ÓRGÃOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA PÚBLICA POIS TEM ARQUIVADO E MICROFILMADO AS PUBLICAÇÕES DESDE 1891 ATÉ O FINAL DE 2003, ONDE ESTÃO DOCUMENTOS QUE VÃO DE ATOS DO GOVERNO, LEIS, DECRETOS, CONVÊNIOS, CONTRATOS E BALANÇOS DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS - PEÇAS ESSENCIAIS COMO PROVA DA VALIDADE DOS ATOS OFICIAIS – PARTE DESSE ARQUIVO ESTÁ NO CENTUR - QUE POR SUA VEZ TEM ACERVO MICROFILMADO DA MAIORIA DOS JORNAIS QUE JÁ CIRCULARAM NO PARÁ - A EXEMPLO DA FOLHA DO NORTE, DA PROVÍNCIA DO PARÁ E TAMBÉM DOS ATUAIS – ESSA É UMA TAREFA QUE A TODOS NÓS COMPETE PROTEGER PARA QUE NÃO SE PERCA NENHUM GRÃO DA NOSSA HISTÓRIA - ATÉ HOJE A FIGURA DE RUY BARBOZA, COM TODO O PRESTÍGIO INTELECTUAL É MACULADA POR MANDAR QUEIMAR OS REGISTROS DE ENTRADA DOS ESCRAVOS NO BRASIL DESDE O SÉCULO 16 – AINDA QUE AUTORES DIGAM QUE A ORDEM NÃO PARTIU DO ENTÃO MINISTRO DA FAZENDA, ESSE ATO DESFALCOU UM PEDAÇO DA NOSSA HISTÓRIA E ISSO NÓS NÃO QUEREMOS PARA A BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARÁ, UMA ENTIDADE QUE PRESTA TANTOS SERVIÇOS À SOCIEDADE, A EXEMPLO DA PUBLICAÇÃO EM 2010, JUNTO COM O INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ, DOS FAC-SÍMILES E TEXTOS DAS CARTAS DE SESMARIAS, IMPORTANTES REGISTROS DA OCUPAÇÃO DAS TERRAS DO BRASIL E DA AMAZÔNIA – ATÉ O PRÓXIMO PROGRAMA. – PARAGUASSÚ ÉLERES
ANA MARIA, MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO DEVE-SE AO FATO DA LOCALIZAÇÃO DO PRÉDIO, EM PLENO CENTRO COMERCIAL QUE "FERVILHA" DESDE AS PRIMEIRAS HORAS DO DIA E, SEU ENTORNO COMO SABEMOS, FICA REPLETO DE AMBULANTES COM AS MAIS VARIADAS ATIVIDADES COMERCIAIS. ORA, O QUE TEMOS PRESERVADO NOS ESPAÇOS DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO SE NÃO TODA, MAS GRANDE E SIGNIFICATIVA PARTE DA HISTÓRIA DO PARÁ E DA AMAZÔNIA. SÃO APROXIMADAMENTE 4 MILHÕES DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS, SENDO EM GRANDE PARTE MANUSCRITOS QUE DATAM A PARTIR DO SÉC. XVII.
ALGUMAS AÇÕES COM O ANDAMENTO DE PROJETOS FIRMADOS ENTRE SECULT-APEP,ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO APEP, ESTÃO SENDO EXECUTADAS COM OUTRAS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS,REALIZANDO A HIGIENIZAÇÃO, RESTAURO E DIGITALIZAÇÃO DE PARTE DA DOCUMENTAÇÃO. PORÉM O QUE NECESSITAMOS É SALVAR-GUARDAR OS ORIGINAIS, POIS ESSES SÃO O "TESOURO" DA NOSSA HISTÓRIA.
Postar um comentário