domingo, 18 de setembro de 2011

Condomínios terão que gerir seu lixo      
RECICLAGEM
Separação é uma das alternativas para reduzir a pressão sobre o ambiente
Jornal O Liberal 18 de setembro de 2011 - Caderno Atualidades - Seção Cidades - página 7




Os 1.400 condomínios de Belém deverão se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantada em 2010 pelo Governo Federal, que prevê a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos, proíbe os lixões e estabelece um novo cenário para a reciclagem. Para isso, o Sindicato da Habitação (antigo Sindicato dos Condomínios - SindcoN) deu início, no mês passado, a uma espécie de campanha para sensibilizar síndicos e moradores de condomínios da Região Metropolitana de Belém sobre a importância da coleta seletiva para melhorar a qualidade de vida e a limpeza da cidade, além de diminuir a quantidade de resíduos despejados no Aterro Sanitário do Aurá. A iniciativa contribuirá para que o poder público comece a trabalhar as políticas de resíduos sólidos. Por enquanto, a coleta seletiva de lixo em condomínios será voluntária, mas o sindicato espera, a curto prazo, que todos os moradores estejam inseridos nesta política ambiental. A coleta seletiva viabilizou a formalidade do trabalho de dezenas de catadores que trabalham na reciclagem.
De acordo com o presidente do Sindicato de Habitação, Nazareno Nogueira Lima, a coleta seletiva nos condomínios da Região Metropolitana de Belém ainda não é uma prática comum e não há uma fiscalização desta ação. "O cenário está muito fraco. São poucos os condomínios que fazem a coleta seletiva e, onde se faz, não há uma adesão de 100% dos moradores", ressaltou. A falta de informação e de uma estrutura adequada são as principais dificuldades para que os condomínios comecem a separar o lixo orgânico dos demais resíduos recicláveis.
Nazareno frisa que os condomínios não precisam ter uma equipe própria para a coleta. A reciclagem começa dentro de cada apartamento - o que depende unicamente da boa vontade do morador. "Não tem muito mistério. Basta apenas o morador verificar o que pode ser reciclado e separar do lixo que não pode ser reutilizado. Papéis, plásticos, embalagens podem ser separados e enviados à coleta seletiva", apontou.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB