Civilizações destruídas por mudanças climáticas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Império Romano do Ocidente 

Império Romano do Ocidente
http://hypescience.com/cinco-civilizacoes-destruidas-por-mudancas-climaticas/

Os romanos construíram muitos aquedutos, como este no sul da França, próximo à Nîmes, quando em seus dias de glória, o Império Romano controlava quase toda a Europa, oeste da Ásia e norte da África.
Em torno do ano 400, ele foi dividido entre o império romano ocidental, com capital em Roma, e o império romano oriental, com capital em Constantinopla, atual Istambul, na Turquia.
Roma foi saqueada pelos Visigodos em 410, a primeira vez que a cidade foi invadida em 800 anos. No fim do século, o império ocidental havia entrado em colapso. Guerras civis e a corrupção institucional contribuíram para seu declínio.
A ideia de que o clima teve um papel importante na queda de Roma é antiga, e novas evidências surgiram em 2011. Registros de temperatura e pluviosidade na Europa ocidental revelaram que entre os anos 250 e 550 o clima mudou. De seco e frio passou para quente e úmido de uma década para outra.
Mudanças assim imprevisíveis foram devastadoras para os fazendeiros, e a falta de alimentos resultante pode ter contribuído para a queda do Império.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB