Foi criado o Conselho Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), conforme publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira, dia 15 de agosto, por meio de decreto presidencial.
O conselho será composto pela Agencia Nacional de Aviacao Civil (ANAC) e mais sete ministérios: o da Defesa, Justiça, Agricultura, Fazenda, Planejamento, Saúde e Casa Civil.
A questão central é que toda esta estrutura ficará subordinada a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta secretaria, por sua vez, foi criada recentemente e tem como finalidade colocar em marcha a privatização dos aeroportos através de concessões dos novos terminais que estão sendo construídos em aeroportos como o de Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas e o Juscelino Kubitischek, em Brasília.
O prognostico é que este seja mais um passo para concluir o processo de privatização dos principais quemportos do país.
Além disso, a criação do Conselho Nacional de Autoridades Aeroportuárias também fortalece a ANAC que está sob controle direto dos capitalistas da aviação civil.
O objetivo do governo é concluir a privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília até o fim do ano. Além destes três, que são os que mais podem dar mais lucro para os capitalistas, outros já estão na lista da privatização. São eles: o aeroporto Tancredo Neves, em Confins; Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário