Belo Monte: todos à rua contra a hidrelétrica. No dia 20 de agosto, sábado, o Brasil vai às ruas para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

sábado, 13 de agosto de 2011

Como parte da luta contra a contrução da Hidrelétrica de Belo Monte, a ONG XINGU VIVO lança a campanha EM DEFESA DOS POVOS, DA FLORESTA E DOS RIOS DA AMAZONIA,  que pretende ser um ato mundial a ser realizado no dia 20 de agosto de 2011.

Para o movimento, o projeto Belo Monte é um exemplo cabal de ineficiência energética pois produzirá, em média, apenas 39% da eletricidade que promete, é absurdamente caro haja vista os cerca de R$ 30 bilhões, dos quais 80% são dinheiro do povo, a ser desembolsado pelo BNDES, e foi imposto pelo governo com sucessivas violações da legislação e da Constituição nacionais, e de acordos e tratados internacionais.

Segundo a ONG, o projeto de Belo Monte vai arrebentar com a vida dos povos, da fauna e da flora do Xingu, destruindo e secando parte de um dos mais belos e ricos rios do mundo, e transformando a região em terra arrasada. Ela alerta que Altamira foi campeã de desmatamento nesse primeiro semestre.

As máquinas já estão escavando o solo nas cercanias das barrancas do Xingu, mas os idealizadores da campanha acreditam que não é tarde para silenciar seus motores e que, unido, o povo brasileiro poderá dizer ao governo o que pensa de Belo Monte.

Segundo a XINGU VIVO, as cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, João Pessoa, Porto Velho, Belém e Santarém já aderiam ao protesto contra a usina e outras cidades devem se juntar a essa corrente até o dia 20.

Fora do Brasil, a campanha garante que manifestantes demonstrarão sua solidariedade com os povos do Xingu no dia 22, em frente a embaixadas e consulados brasileiros, sendo que, até o momento, há confirmação de protestos na Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Iran, Holanda, Portugal, Escócia, Taiwan, Turquia, Estados Unidos, México e País de Gales.

Em Belém, humanistas e ambientalistas se reunirão  às 8 horas na Praça da República, em frente ao Teatro da Paz e caminharão até o Ver-o- Peso.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB