Existe um rio de 6 mil km embaixo do Rio Amazonas

domingo, 28 de agosto de 2011

Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d’água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.
Foto: Getty Images
Cientistas descobrem que há um rio subterrâneo de 6 mil km abaixo do sinuoso Rio Amazonas (foto)

A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica, quando a estatal procurava petróleo.
Fluidos que se movimentam por meios porosos - como a água que corre por dentro dos sedimentos sob a Bacia Amazônica - costumam produzir sutis variações de temperatura. Com a informação térmica fornecida pela Petrobras, os cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, identificaram a movimentação de águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros.



Rio Hamza - o rio foi batizado com esse nome em homenagem a Valiya Hanza,  orientador do doutorado de Elizabeth. Trata-se de um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974. 

Comparações
Vazão média do Rio Amazonas - estimada em 133 mil metros cúbicos de água por segundo (m3/s);
Hanza - apenas 2% desse volume com uma vazão de 3 mil m3/s - maior que a do Rio São Francisco, que corta Minas e o Nordeste e beneficia 13 milhões de pessoas, de 2,7 mil m3/s.

Amazonas- margens distam de 1 a 100 quilômetros
Hanza - a largura varia de 200 a 400 quilômetros.

Velocidade: 
  • águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. 
  • Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.
Explicação simples para a lentidão subterrânea: na superfície, a água movimenta-se sobre a calha do rio, como um líquido que escorre sobre a superfície. Nas profundezas, não há um túnel por onde a água possa correr. Ela vence pouco a pouco a resistência de sedimentos que atuam como uma gigantesca esponja: o líquido caminha pelos poros da rocha rumo ao mar.

fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/rio+de+6+mil+km+e+descoberto+embaixo+do+rio+amazonas/n1597176670573.html
Notícia publicada em AE | 25/08/2011 10:34

1 comentários:

Anônimo disse...

Oh Região Norte como és rica no bem mais precioso, onde a maioria não te da o devido valor!!!

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB