Por maioria de votos, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram Habeas Corpus (HC 97052), por meio do qual José Helio Alves buscava a absolvição do crime de estupro de menor, alegando que a vítima teria consentido com o ato. Para os ministros, o consentimento da vítima menor de 14 anos, no caso, foi irrelevante e não descaracterizou o delito.
O caso
O crime ocorreu em Guarapuava-PR, em 2005. José Hélio foi condenado pelo juiz de primeira instância a nove anos de reclusão, em regime inicialmente fechado.
O réu recorreu alegando que a presunção de violência nos casos de vítima menor de 14 anos é relativa e não absoluta. NO caso, o consentimento da vítima.teria descaracterizado o estupro. O recurso foi provido pelo Tribunal de Justiça do Paraná que inocentou o réu ao acolher a tese da defesa.
O Ministério Público Estadual recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a decisão do tribunal estadual, por entender que o consentimento da vítima menor de 14 anos seria irrelevante.
Contra essa decisão, a defesa de José Hélio recorreu ao STF, mas perdeu, haja vista que, no julgamento desta terça-feira (16), em seu voto, o relator do caso, ministro Dias Toffoli, votou pela manutenção da decisão do STJ.
De acordo com o ministro, para a configuração do estupro ou atentado violento ao pudor com violência presumida, previstos nos artigos 213 e 214 do Código Penal, combinado com o artigo 224-A do mesmo código, na redação anterior à Lei 12.015, é irrelevante o consentimento da ofendida menor de 14 anos, ou mesmo sua eventual experiência anterior, já que a presunção de violência a que se refere a alínea a do artigo 224 do CP é de caráter absoluto.
O entendimento do relator foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. O ministro Marco Aurélio divergiu, citando precedente da Segunda Turma do STF.
Nº do Processo: 97052
Fonte: Supremo Tribunal Federal18/8/2011
Estupro de vulnerável: consentimento de vítima menor de 14 anos não descaracteriza crime de estupro
sábado, 20 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário