Inversão de valores

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Por Cel Walmari Prata de Carvalho

Recebi um email que veicula reportagem sobre a morte de um estudante da USP. Nela, o bandido depois de preso aparece sorrindo dizendo que o estudante foi baleado porque reagiu. Na mesma reportagem o advogado do bandido em entrevista, ao responder uma pergunta do repórter diz “Ele (o bandido) não disse o nome de seu comparsa; você como repórter sabe que entre os bandidos existe ética, você pergunta mais sabe perfeitamente que em toda profissão existe ética....”.
Se realmente existe ética em todas as profissões, a primeira que deveria ter seria a OAB nacional, e, ensinar a este advogado através de seu conselho de ética o sentido da palavra em seu alcance.
Pensando bem, neste Brasil varonil, de Dirceus, Paloocis, e companhia. Onde escândalos eclodem de norte a sul diariamente. Onde aquele que trabalha sustenta os camaradas com bolsas de toda espécie. Onde os poderes independentes dependem, e, se defendem na divisão do orçamento com afagos recíprocos de interesses corporativistas ou pessoais. Onde os partidos se mancomunam pelo poder sem ideologia ou ética. Onde Francelinos serão sempre maculados em suas verdades. Onde os valores estão invertidos, a vantagem esta acima dos valores éticos, a engrenagem estatal esmaga os divergentes em seus direitos. Onde a vergonha enodoa os de boa índole, que pela força ditatorial dos poderes estatuídos ou da insegurança institucionalizada, por segurança própria se calam parecendo comungar com o estado ditatorial camuflado.
Por tudo isso, e, muito mais; pensando bem, o advogado esta certo no que disse, no Brasil ser bandido já é profissão justamente em razão da classe estar povoando inúmeros setores públicos com grande desenvoltura, e,certos da impunidade.Porque não estender também a este criminoso a condição da ética profissional,já que aos de alto coturnos se aceitam o silencio nominativo de seus asseclas.Afinal a profissão já começa a possuir o reconhecimento do estado,pois,não é sem motivo que os presos já recebem o salário reclusão.Pelo andar da carruagem,breve estarão com carteira assinada,e,sindicalizados.

Belém, 22 de agosto de 2011.
WALMARI PRATA CARVALHO.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB