Finalmente: AGU e INSS ajuizam 1ª ação regressiva de trânsito

sábado, 5 de novembro de 2011

A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ajuizaram na quinta-feira (03/11) a primeira Ação Regressiva de Trânsito com o intuito de ressarcir os cofres da Previdência Social. 
O INSS gasta R$ 8 bilhões por ano com as despesas decorrentes de acidentes de trânsito e quer que esse dinheiro seja devolvido aos cofres públicos pelos motoristas infratores causadores de acidentes.

Caso
O acidente aconteceu no dia 27 de abril de 2008, por volta de 1h30min, na Rodovia DF 001, que liga Taguatinga a Brazlândia.
 De acordo com o processo, o réu conduzia seu veículo de forma totalmente incompatível com as condições de tráfego e segurança, pois além de ter ingerido bebida alcoólica, dirigia em alta velocidade pela contramão, o que obrigava os veículos que vinham em sentido contrário a desviarem, bem como fazia ziguezagues a fim de tirar finos dos carros e pessoas paradas no acostamento da via.

Segundo testemunhas, o condutor chegou a ser advertido pelos ocupantes do veículo que sua conduta estaria expondo a perigo a integridade física e a vida de todos que ali transitavam, maa o Réu manteve postura indiferente, respondendo que gostava de aventura. 

Em uma dessas manobras arriscadas, ao trafegar na contramão da via o motorista colidiu frontalmente com o outro veículo. A colisão foi tão grave que causou a morte de cinco pessoas e lesões corporais em outras três.

Coletiva
O presidente do INSS, Mauro Hauschild, anunciou recentemente que o INSS pretende ingressar com ações regressivas contra motoristas infratores que tenham incorrido em crimes de trânsito de forma `dolosa` por ingestão de álcool ou velocidades muito altas, que causam prejuízos a Previdência Social, que não pode servir para custear despesas que decorrem da irresponsabilidade de motoristas que violam as leis de trânsito. 
Fonte: Advocacia Geral da União

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB