IDH BAIXO: DIVULGAÇÃO DEIXA LULA IRADÍSSIMO

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de sua primeira sessão de quimioterapia para tratar um tumor na laringe, ligou ontem para o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, "iradíssimo" com a posição do Brasil no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU.
O país avançou apenas uma posição e aparece em 84º lugar entre 187 países.
O ranking leva em conta indicadores nas áreas de escolaridade, renda e expectativa de vida.
"Ele nos deu um telefonema iradíssimo ontem, disse que era injusto [o resultado] e que a gente tinha de reagir", afirmou Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos oito anos de seu governo, durante seminário no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (3).

2 comentários:

Marco disse...

E ele está certo. Usaram dados de 2004 para calcular o IDH de 2010:

http://hdr.undp.org/en/media/List_of_surveys_used_for_2011_IHDI_estimation.pdf

Em 2004 ele ainda estava pagando a dívida que o FHC deixou mesmo tendo vendido as estatais.

Anônimo disse...

Veja o texto do blog
http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/11/esperava-se-uma-comocao-nacional.html, publicado na terça-feira, 1 de novembro de 2011

Esperava-se uma comoção nacional.
Não há notícias de romeiros chegando a São Bernardo do Campo. Não espoucaram novenas nas missas dominicais e nem romarias aos santuários populares. Nem mesmo a tag "Força Lula" decolou no twitter, mesmo disseminada por políticos de primeira grandeza e por jornalistas e blogueiros chapa-branca. Nem mesmo o papa mandou uma carta, mas apenas um recado educado de pleno restabelecimento através do embaixador. Ao contrário: a exigência nas redes sociais que não podem ser censuradas por uma imprensa cínica foi que Lula seja tratado como um comum mortal, agora ainda mais mortal, recebendo o seu tratamento em algum hospital do SUS, onde, segundo ele, " a saúde é quase perfeita" ou em alguma UPA tão fantástica que "até da vontade de ficar doente para usar". O clamor foi tão grande que a imprensa reagiu, tratando o fato como covardia, desumanidade, insanidade, creditando tais manifestações aos instintos mais selvagens de uma minoria de trogloditas virtuais. Censurou as manifestações e deu espaço apenas para a análises comportamentais equivocadas. A verdade tirada do episódio é que Lula não é a unanimidade que pregam. Também é verdade que Lula está pagando o preço da sua gabolice e arrogância ao fazer afirmações mentirosas sobre a Saúde no Brasil, verbalizadas na forma de tiradas de efeito para obter dividendos políticos e eleitorais. Mais verdade ainda é que a imprensa e a militância petista esperavam e desejavam uma comoção nacional. Ela não houve e talvez a maioria silenciosa até concorde com os que se manifestam pelo tratamento de Lula no SUS, sintetizando nesta metáfora a revolta contra o político e também contra o homem que sempre usou a aura de pobrezinho para tornar-se um dos mais ricos homens públicos do Brasil. A verdade, a grande e inquestionável verdade, é que Lula está tendo um caríssimo tratamento pago pelos contribuintes cancerosos anônimos que esperam mais de 70 dias por quimioterapia e mais de 120 dias por radioterapia nas filas do SUS. Sabe o que é revoltante? É ver uma imensa junta médica dizendo que Lula vai se salvar porque houve um rápido diagnóstico e o tratamento começou imediatamente. É contra isso que as pessoas estão revoltadas, por ver o pretenso pai dos pobres ser tratado como um imperador. Esperava-se uma comoção nacional. Há motivos para que ela não tenha ocorrido, por mais que colunistas, blogueiros e jornalistas não aceitem investigar com isenção e sem preconceitos os motivos que despertaram este sentimento de justiça e de igualdade expresso por boa parte da população brasileira. É mais fácil censurar e ficar perplexo ante a "maldade" de certas pessoas do que investigar o que existe por detrás deste desejo de que Lula tenha um tratamento isonômico para o seu câncer, igual ao de um Silva qualquer. As pessoas não estão sendo más. Elas estão sendo apenas justas nesta país cada vez mais injusto.

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB