O Estado da Palestina foi admitido como membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão de reconhecer o Estado independente da Palestina foi aprovada por 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções.
Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo destaca a primeira vitória obtida pelos palestinos em um órgão ligado à Organização das Nações Unidas.
A Palestina torna-se o 195º Estado-Membro da Unesco, primeira agência especializada do sistema das Nações Unidas a admitir a Palestina como membro pleno.
Na votação, que ocorreu ontem em Paris, na França, a delegação do Brasil votou a favor da admissão do reconhecimento de um Estado autônomo e independente para os palestinos. Porém, os representantes de Israel, do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos votaram contra.
Em setembro, na 66ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, obteve a principal sinalização da comunidade internacional em favor do reconhecimento do Estado da Palestina. Vários líderes mundiais, inclusive a presidenta Dilma Rousseff, defenderam o direito de os palestinos terem seu país.
Palestina é admitida como membro da Unesco. EUA e Israel votaram contra
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário