Riquezas florestais em troca de vidas: líder do Movimento Camponês Corumbiara é morto à tiros em Vista Alegre

domingo, 29 de maio de 2011

MAIS UMA VÍTIMA DA GANANCIA, DA DESUMANIDADE E DO PRIMITIVISMO DOS QUE SE APROPRIAM DOS BENS  AMBIENTAIS AMAZONICOS.
MAIS UMA VÍTIMA DA IMPUNIDADE, QUE É A GRANDE MARCA DOS HOMICÍDIOS MOTIVADOS POR CONFLITO DE TERRAS NA AMAZONIA.
QUAIS OS ASSASSINOS E SEUS CONTRATADORES QUE FORAM EFETIVAMENTE PUNIDOS NA AMAZONIA?  


Adelino foi morto com cinco tirosAdelino foi morto com cinco tiros


Hoje, 27 de maio, mais um lider campones foi externinado a tiros. Adelino Ramos, conhecido como Dinho, foi abatido sem chance de defesa em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia.
O campones produzia verduras em um pequeno sítio e duas vezes por semana as vendia diretamente a consumidores, seus clientes. Ele estava levando essas verduras a uma residência quando foi morto. O crime foi presenciado pela esposa da vítima, que repassou informações importantes à Polícia. O corpo será enterrado em Theobroma. 
  Quem era a vítima?
Ele era presidente do Movimento Camponeses Corumbiara e da Associação dos Camponeses do Amazonas. Há muito, ele vinha denunciando a atividade madeireira ilegal na divisa dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. 
Dinho estava na Fazenda Santa Elina no ano em que policiais militares e trabalhadores rurais entraram em confronto, resultando em mortes dos dois lados.
Assassinatos motivados por denúncia contra madeireiros ilegais
Levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Ouvidoria Agrária Nacional, mostra que, desde 2001, foram registrados 71 assassinatos em Rondônia motivados por questões agrárias. Mais de 90% dos casos ficaram sem punição, de acordo com a SEDH. 
 
Polícia de Rondônia já sabe quem atirou
Chama-se Osias Machado o principal suspeito de assassinar o agricultor Adelino Ramos. A informação é do secretário de Segurança, Marcelo Bessa. Ele disse que fotos do suspeito estão sendo divulgadas na região da Ponta do Abunã e que equipes da PM e da Polícia Civil seguiram a Vista Alegre em uma força tarefa para prender o acusado. A Polícia Federal ajuda com apoio de inteligência. 
Dinho foi morto com vários tiros em frente a famíliaDinho foi morto com vários tiros em frente a família

Policiais dizem que é provável que a morte do líder camponês tenha sido encomendada e que o suposto assassino já tem passagem pela polícia por crime de pistolagem. 
A esposa do líder do MCC está sob proteção policial por ter visto o assassino. Buscas estão sendo realizadas na região, mas informações oficiais ainda não foram disponibilizadas pela polícia.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB