A WebMotors dá as seguintes dicas para economizar combustível
1 – Não aqueça o motor com o veículo
parado. Isso só era necessário na época do carburador, em que os carros
precisavam ser aquecidos para não engasgar na esquina. Hoje, a injeção
eletrônica toma conta para que isso não aconteça. Quando você deixa o carro
“esquentando” parado, o motor demora mais para chega à temperatura ideal. Logo,
a emissão de poluentes e o consumo de combustível são maiores. O melhor é partir
levemente, evitando regimes de rotação elevados.
2 – Evite acelerações
quando o carro estiver parado. Aquela história de dar uma cutucada no acelerador
antes de virar a chave é coisa para lá de velha. Isso é uma prática inventada
por motoristas que amam ouvir o último ronco do propulsor. Hábito fora de
moda... Só ajuda a aumentar o consumo, sem benefícios para o motor.
3 –
Não tenha preguiça de trocar a marcha. Aquelas tiazinhas que andam em segunda
marcha durante 50 km, assim como aqueles meninões que esticam o motor até o
talo, estão errados. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em
quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes,
desgasta mais o motor e fere a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no
tempo certo. Se houver dúvidas, cada automóvel faz a indicação da mudança
correta de acordo com a velocidade no manual do proprietário.
4 – Se não
precisar, não corra. O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em
relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120
km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%.
5 – Como subir ladeiras. Tem gente que, quando vê uma subida, até freia antes, de tanto
medo. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do
caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal
para o tanque.
6 – Como descer. Aquela história de
ponto-morto na descida, a popular “banguela”, já virou lenda urbana. Por favor,
isso era coisa da época do carburador... Com o sistema de injeção eletrônica, a
forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no
acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a
funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.
7 –
Não viaje com o vidro aberto. A resistência do ar é maior quando as janelas do
automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma força maior para se
deslocar. O ideal é deixar uma fresta aberta ou utilizar os recursos de
ventilação do modelo.
8 – A corrente elétrica também gasta mais petróleo.
Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário. A exigência dos
componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a
bateria.
9 – Não rode com excesso de carga. Todo automóvel indica a sua
capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário pode fazer com que o
automóvel beba mais. Tem pessoas que fazem do porta-malas uma extensão do
guarda-roupa. Cerca de 50 kg já fazem a diferença na bomba.
10 –
Acessórios que podem custar caro. Evite todos os apetrechos, pois eles pesam
mais e interferem na maioria das vezes negativamente na aerodinâmica. Se não for
utilizar o bagageiro, deixe-o em casa. O seu consumo vai melhorar.
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