Carga tributária x retorno social: dos 30 países com maior carga, Brasil é o que oferece menor retorno social

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O "Estudo sobre Carga Tributária/PIB X IDH", realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) realizado com os 30 países do mundo com maior carga tributária mostra que o Brasil apresenta o pior desempenho em retorno de serviços públicos à população.

Em outras palavras, o Brasil é, dentre 30 países, o que oferece o pior retorno em benefícios à população dos valores arrecadados por meio dos impostos. .

O levantamento incluiu os países com as maiores cargas tributárias do mundo, relacionando estes dados ao Produto Interno Bruto (PIB) e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada nação. O resultado está expresso no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). 

Alguns dados do estudo
  • A nossa carga tributária equivale a 35,13% do PIB. Em 2011, o IRBES do país foi de 135,83 pontos, o pior resultado no grupo de 30 economias pesquisadas.
  • A arrecadação de impostos no País atingiu a marca de R$ 1,5 trilhão em 2011.
  • Itália, Bélgica e Hungria vêm em seguida no ranking.
  • O melhor resultado foi assinalado pela Austrália: carga tributária é de 25,90% do PIB com índice de retorno de 164,18 pontos. 
  • Argentina melhor que Brasil: Grécia, Uruguai e Argentina estão bem à frente do Brasil no que se refere ao retorno à população dos impostos arrecadados.
  • A elevada carga tributária da Dinamarca, Noruega e Finlândia, conhecidos por oferecer serviços de alta qualidade a suas populações, os levou a a entrar na lista dos piores retornos.  Tributário (IBPT).
Comparação Austrália x Dinamarca
A Austrália tem uma carga tributária de 25,90% do PIB, quase metade da dinamarquesa (44,06% do PIB). O IDH australiano, entretanto, é de 0,929, enquanto que o da Dinamarca é de 0,895.

Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (Irbes): O cálculo leva em conta a carga tributária segundo a tabela da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2010 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com a previsão do índice final para 2011. Quanto maior o valor do IRBES, melhor é o retorno da arrecadação dos tributos para a população.
Fonte: O Povo/CE

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB