Minha querida Cidade Modelo, Castanhal, está de berço hoje. Parabens, menina bonita!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

O município de Castanhal, a “Cidade Modelo”, no nordeste do Estado, comemora hoje oito décadas de emancipação política.
O povoamento regular de Castanhal começou com a chegada da estrada de ferro de Bragança, com os colonizadores cearenses, especializados no cultivo da terra, contratados pelo Governo Provincial. Formou-se a Vila de Castanhal, criada oficialmente em 15 de agosto de 1899. Em 28 de janeiro de 1932 foi criado o Município de Castanhal.

Com pouco mais de 170 mil habitantes, o município de Castanhal cresceu de forma significativa e tem privilegiada posição geográfica no mapa do Pará, sendo cortada pela rodovia federal BR-316, a principal via de ligação entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, item indispensável para o escoamento da produção. Hoje a cidade tem indústrias e fábricas de grande e médio porte, empregando milhares de trabalhadores.

Uma boa notícia para os moradores da cidade aniversariante de hoje. Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese – PA), o aumento nos investimentos no município de Castanhal fortaleceu a economia e favoreceu o crescimento do número de empregos formais nos últimos dois anos.
A pesquisa levou em consideração informações oficiais do Ministério do Trabalho e apontou um saldo positivo em admissões de 5,33%. O setor formal da economia registrou, em 2011, 12.717 admissões contra 11.403 desligamentos.
O destaque ficou com o setor de Comércio, que apresentou saldo positivo de 664 postos de trabalho, seguido pelo setor de Serviços, com 619 postos criados.

ENTRE OS 10
De acordo com o Mapa do Emprego Formal dos Municípios do Pará elaborado pelo Dieese/PA, o município de Castanhal está entre os dez que mais geraram empregos com carteira assinada em todo o Estado no ano passado.
Nos últimos dois anos, o município gerou quase quatro mil postos de trabalhos formais a maioria no setor Comércio, Serviços e Construção Civil.
 

Fonte: Diário do Pará em 28/01/2012

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana da pra ver que vc realmente gosta da sua cidade ,mas me fala uma coisa aqui, oque vc achou da desativaçao do apito da ctc, que era uma coisa que tinha como marco na nossa cidade ,e foi tirado por um motivo que acho super injusto ,por um abaixo assinado deploravel ao meu ver ,ja que tem tantos carros de som nas rua que encomodam tanto e nao a lei municipal para acabar com um absurdo ,ja que se fala tanto na cidade modelo do estado do Para, sejamos franco uma coisa que traz benefio, pode ate dizer compra um relogio mas se vc trazer alguem de fora de nossa cidade com toda certeza a pessoa vai ficar maravilhado ao ouvir ou talvez admirado ,a todos nao seria melhor que deixa o que nos traz prazer em falar la fora que e a unica cidade no brasil que tem isso ao invez de destruirmos algo tao cultural da nossa cidade ,ja viajei muito, por varios lugares pelo Brasil e nunca vi nada igual ²nao faço parte da ctc mas defendo minha cidade onde quer que eu va²

Ana Maria disse...

Prezado Anônimo,

Eu não moro em Castanhal, apenas trabalho aí. E, atualmente, estou em Itaituba, de forma que nao tomei conhecimento da desativação do apito. quando chegar por aí, daqui a alguns dias, vou me inteirar do que aconteceu e é claro que se pode lutar por algo que é cultural. Já ouviu falar da defesa dos direitos difusos em Juízo?
com um abraço,
da Ana Maria

Anônimo disse...

obrigado por me responder me desculpa achei que morasse aqui na nossa cidade ,mas acho que quando juntamos forças uns aos outros, teremos forças o suficiente para lutarmos e conseguirmos o que desejamos perante as autorides competentes e acho que o que aconteceu aqui foi uma falta de consideração com a cidade em questão muito obrigado por esta ai pra me responder meu nome e Valdeir matos meu e-mail e valdeir_matos @hotmail.com bom dia sucesso no seu blog que irei acompanha com toda certeza

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB