Pelo menos 18.050 linhas telefônicas foram monitoradas por decisão da Justiça, em outubro de 2011, segundo dados do Sistema Nacional de Interceptações Telefônicas.
As escutas telefônicas autorizadas pelo Poder Judiciário auxiliaram a apuração de 3,3 mil procedimentos criminais que estavam em curso no mês. Além dos telefones, também estavam sob monitoramento 204 endereços eletrônicos (e-mail) e 673 linhas telefônicas que utilizam a internet para a transmissão de voz, sistema conhecido como voz sobre protocolo de internet (VOIP). As informações são atualizadas pelos próprios tribunais no sistema.
Em outubro de 2010, 21.508 telefones comuns e 1.535 linhas VOIP estavam sob monitoramento no país como resultado de decisões judiciais em ações criminais. As informações coletadas nessas interceptações subsidiaram em torno de 3,6 mil processos que estavam em andamento no referido mês. Além das linhas telefônicas, 354 endereços eletrônicos estavam sendo monitorados no período.
Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias
Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias
Fonte:http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/17795%3ajustica-autoriza-grampo-em-195-mil-telefones-em-2011
1 comentários:
Acho importante como meio de investigação criminal. Mas para eficiência real é preciso que não vazem informações acerca do procedimento. Essa é a parte difícil!
Postar um comentário