Papa: casamento gay ameaça o futuro da humanidade

domingo, 15 de janeiro de 2012

Papa Bento XVI disse, na segunda-feira última, que o casamento gay é uma das várias ameaças à família tradicional e coloca em xeque “o próprio futuro da humanidade”.
O papa fez o seu mais forte comentário contra o casamento gay tocando também em algumas questões econômicas e sociais que o mundo enfrenta hoje.
Mesmo com as evidências apontando para o lado oposto ele disse a diplomatas de quase 180 países que a educação de crianças deve acontecer em “ambientes adequados”, “e o lugar de destaque cabe à família, baseada no matrimônio de um homem com uma mulher”.

“Essa não é uma simples convenção social, mas sim a célula fundamental de toda sociedade. Consequentemente, políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade”, disse ele.
O Vaticano e católicos em todo o mundo protestaram contra a legalização do casamento gay na Europa e outros países pelo globo. Um dos principais opositores ao casamento gay nos Estados Unidos é o arcebispo de Nova York Timothy Dolan, que o Papa vai elevar ao cargo de cardeal no próximo mês.
Dolan lutou contra o casamento gay antes dele se tornar legal no estado de Nova York, em junho passado. Em setembro, ele enviou uma carta ao presidente Barack Obama criticando a decisão de seu governo de não apoiar uma proibição federal do casamento gay.
Nessa carta Dolan, que ocupa o poderoso cargo de presidente da Conferência Episcopal dos EUA, disse que tal política poderia “precipitar um conflito nacional de enormes proporções entre igreja e estado”.
A Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,3 bilhão de membros em todo o mundo, ensina que tendências homossexuais não são pecado, mas os atos homossexuais são, e que as crianças devem crescer em uma família tradicional com uma mãe e um pai.
“A unidade familiar é fundamental para o processo educacional e para o desenvolvimento tanto dos indivíduos quanto dos estados, portanto há uma necessidade de políticas que promovam a família e ajudem na coesão social e no diálogo”, Bento XVI disse aos diplomatas.
O casamento gay já é legal em vários países europeus, como Espanha e Holanda.
Algumas igrejas que têm permitido o casamento entre homossexuais, sacerdotes, religiosos e bispos gays têm perdido membros para o catolicismo, e o Vaticano tomou medidas para facilitar a conversão dessas pessoas.
Em 2009, Bento decretou que anglicanos que abandonaram o catolicismo – muitos porque sentem que a religião se tornou muito liberal – poderiam encontrar o catolicismo de portas abertas em uma hierarquia paralela que lhes permitam manter algumas das suas tradições.
Fonte: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB