Pará excluído da lista de destinos para turistas durante a Copa. Apenas Belém foi incluída na lista, enquanto o Amazonas levou 11 indicações

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Por Ana Maria 

O Ministério do Turismo divulgou na quinta-feira (5) uma lista com 184 destinos turísticos em municípios distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas, por via aérea, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A medida visa incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. 

Foram indicados lugares distribuídos entre 21 estados, sendo que, do nosso gigante, belo e carente estado do Pará, apenas Belém foi indicada, enquanto o Amazonas teve as seguintes cidades listadas: Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Pedro da Eva, Careiro, Parintins, Iranduba, Altazes, Itacoatiara, Manacapuru, Silves, Manaquiri 

Qual o problema de não ser indicado? Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial, de forma que - salvo a capital - os demais municípios paraenses ficarão de fora do investimento em campanhas e convênios para a promoção dos destinos turísticos que tem, para este ano, aproximadamente R$ 151 milhões.

E mais: para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado. 

As cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).  

O ministério estima que 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas no período. Com a exclusão do Pará, que ínfima parcela nos caberá dessa farra de recursos públicos destinados à Copa?

3 comentários:

Anônimo disse...

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro se esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido" (Dalai Lama).

Anônimo disse...

Cadê os nossos representantes em Brasília?
Será que a bancada paraense não tem moral?

Anônimo disse...

Conheço todos esses municípios do Amazonas e posso assegurar que todos sem exceção perdem em termos de atrativos para os nossos. Mesmo Presidente Figueiredo com suas cachoeiras carece de total infraestrutura, Parintins é só marketing e a festa do boi. O que falta realmente é a presença de nossos representantes, pois os políticos do Amazonas são muito bem articulados.
Uma pena....e tem gente se vangloriando porque ganhou a batalha do açaí...

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB