Eleições municipais: 68.544 vereadores serão eleitos em outubro. O que eles fizeram na legislatura que termina?

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por Ana Maria

Em outubro os eleitores dos 5.568 municípios brasileiros elegerão 68.544 vereadores. Qual a função de um vereador, ou edil, ou parlamentar municipal?

Sua tarefa principal é fiscalizar as prefeituras municipais e criar leis de interesse local, leis que terão validade no âmbito do território municipal. 

A Câmara munipal deve fiscalizar com o máximo rigor a aplicação dos recursos públicos pela prefeitura. Mas infelizmente, a grande queixa do povo, é que os vereadores não fazem o que lhes compete. Por que? Comentam que os prefeitos os cooptam por meio da distribuição de cargos na administração local. Quanto a isso, aqui em Marabá, hoje, a promotora eleitoral flagrou o prefeito contratando dezenas de pessoas para trabalhar na secretaria de saúde. Além de ser ilegal por conta da falta de concurso público, ainda é conduta vedada nesta época de campanha eleitoral. Depois do flagrante, ouviu-se comentários (que ainda estao sendo apurados) que todos os contratados eram "indicação política" de algum vereador.

O MP está fazendo a parte dele. Mas... o que farão os eleitores, que são as principais figuras desse processo? O que lhes compete fazer para acabar com essas ilegalidades?
Os eleitores, antes de sairem por aí se queixando, falando que só os outros nao fazem a parte deles, devem considerar que esses incompetentes são colocados no poder por meio do voto popular. Não se pode reclamar dos vereadores se, anos após anos, renovamos os mandatos das mesmas pessoas que nao cumprem seu papel. Então, quem sofre com a falta de saúde, de educação, com os desvios, com as negociatas, tem a obrigação de não reeleger os vereadores que nao atuaram, que não cumpriram suas obrigações constitucionais. 
Cabe a todos os eleitores, acompanhar o trabalho dos vereadores depois de empossados e nunca votar naqueles que não fiscalizaram a aplicação do dinheiro público, que não criaram boas leis de interesse local, que se ocuparam apenas em mudar nome de rua e em escolher pessoas para prestar homenagem em sessões especiais, que se mantiveram inertes para as necessidades de serviços públicos que sao de competencia do município.

VALORIZE SEU VOTO. NÃO REELEJA QUEM NÃO FISCALIZOU DURANTE QUATRO ANOS A APLICAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO MUNICIPAL. ANTES DE DAR SEU VOTO A UM INCOMPETENTE, LEMBRE-SE DO SOFRIMENTO DE MILHARES DE PESSOAS NAS FILAS DOS HOSPITAIS, MORRENDO NAS PORTAS DOS POSTOS DE SAÚDE SEM ESTRUTURA DE ATENDIMENTO MÉDICO-ODONTOLÓGICO, DAS ESCOLAS SEM ESTRUTURA ONDE SEUS FILHOS ESTUDAM, DO TRANSPORTE PÚBLICO DEPLORÁVEL, DA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, DAS RUAS REPLETAS DE LIXO, DA FALTA DE ORDENAÇÃO DA CIDADE, ETC. 

1 comentários:

Carlos Baía Mendes disse...

Falou Tudo!!!

Ana Maria Magalhães.

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB