Itaituba , a "cidade pepita"

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Situada na região oeste do Pará, Itaituba, conhecida nacionalmente como "cidade pepita", por conta da abundância de ouro em seus inúmeros garimpos, Itaituba já teve seus dias de glória, chegando a ser reconhecido como o município que mais registrava pousos e decolagens de avião de todo o mundo, no auge da atividade garimpeira.Na década de 1980, Itaituba foi um imenso mercado do ouro, sendo que as principais ruas da cidade, Hugo de Mendonça e Victor Campos, eram repletas de pequenos prédios de compra e venda do minério.
Algumas delas, como as empresas Ouro Minas e D´Gold , ainda existem no mercado.
Itaituba fica às margens do Rio Tapajós e possui uma variedade de belezas naturais tais como a cachoeira do Bahia, na localidade de Buburé, berço da família Corrêa que fundou a cidade de Itaituba. No centro da cidade permanece o busto do tenente-coronel Joaquim Caetano Corrêa, o fundador.
                                                                  Matriz de Santana

Em Buburé, em pleno Parque Nacional da Amazônia, são encontrados santuários ecológicos, alguns ainda totalmente inexplorados e preservados. Na localidade existe a maior cadeia vulcânica do Brasil, descoberta por pesquisadores há cerca de dez anos.
Outras belezas naturais, como a cachoeira de São Luiz do Tapajós e as praias "do Sapo" e "do Amor" são muito procuradas pelos turistas.
Comercialmente ligada à cidade de Santarém, Itaituba mantém uma linha regular de embarcações que saem todos os dias rumo à cidade vizinha. Para chegar de carro em Itaituba, via Transamazônica, é necessário fazer a travessia em balsas, no porto de Miritituba.
Um dos políticos mais conhecidos e mitológicos de Itaituba foi Bruno Juarez Farias Corrêa, morto em junho de 1997, e que deixou diversas lembranças. Dentre episódios históricos, a cidade foi berço da criação da canção "Cowboy Fora da Lei", de Raul Seixas, que compôs a musica embaixo de um pé de caju, na praia da residência do ex-prefeito Silvio de Paiva Macedo. Em uma turnê pela região de garimpo poucos meses antes de sua morte, Raul Seixas se encantou com a beleza da "Cidade Pepita".
Terminal Hidroviário
A colonização de Itaituba começou nos tempos das expedições européias em águas Amazônicas. Em 1626, passou pela região o capitão Pedro Teixeira, seguido por padres da Companhia de Jesus. Em 1797, Itaituba era conhecida como um lugar de exploração e comércio de especiarias.
A lei provincial nº 266, datada de 16 de outubro de 1854, elevou à categoria de Vila a localidade de Brasília Legal, à qual pertencia Itaituba. Através da lei 290, d 15 de Dezembro de 1856, transferiu a sede municipal para Itaituba. No dia 13 de Dezembro de 1991 o município sofreu desmembramento de suas terras para a criação dos municípios de Trairão, Jacareacanga e Novo Progresso.

Fazenda Maloquinha, ótima lugar para descanso

5 comentários:

Anônimo disse...

"Melhor ser um foguete caído do que não ter resplandecido nunca."

[ Oscar Wilde ]

Just-a-girl disse...

Ola adorei o seu blog,sou do Rio de janeiro,você poderia me dizer se ainda sai a sonda de onde sai agua quente da parede na beira do rio tapajos em itaituba?

Ana Maria disse...

Prezada,

Obrigada por seu comentário elogioso. Passei um mes de Itaituva e não cheguei a conhecer a sonda por onde sai água quente, infelizmente. Minha ida foi a trabalho, tudo muito corrido. Nao pude aproveitar toda a beleza do lugar. Mas deu para ver muita coisa e vim de lá maravilhada.
Um abraço da Ana Maria

martinsjamartins disse...

Dra. Ana Maria, parabéns pela sua atuação na esfera jurídica e social.
Realmente seus comentários são valiosos por considerar sua vasta experiência e conhecimento cientifico-jurídico e social.
Itaituba ainda é considerada como berço do ouro que ainda não foi explorado na sua totalidade. Sua localidade é um ponto estratégica na malha rodoviária, com a ligação da BR 163.
Região de gente bonita e com grande potencialidade na agricultura, pesca e agropecuária.
Parabéns pela sua atuação e divulgação das coisas do Pará.
Com meus cumprimentos
Martins 91-81459346/99811435

Anônimo disse...

Itaituba ainda existem... so falta existi com mais intecidade, igual a antigamente ....

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB