Nova frente de luta pela moralização da política: fim do financiamento privado das campanhas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os movimentos de combate à corrupção e pela ética na política anunciam as próximas lutas: reforma política com financiamento público de campanha.
A ideia é que, para melhorar a política,  é preciso proibir doação de empresas para campanhas eleitorais.

"Já estamos colhendo assinaturas para um novo projeto de lei de iniciativa popular que assegure o financiamento público de campanha, para que os candidatos vocacionados tenham igualdade de oportunidade com os que têm acesso aos recursos financeiros", afirmou a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral [MCCE], Jovita José Rosa.
Segundo ela, é preciso aproveitar esse movimento de grande mobilização e festa em torno da vitória da Ficha Limpa para avançar ainda mais na moralização da política brasileira. "A declaração da constitucionalidade da lei mostra que, quando a sociedade se une, ela consegue mudar a realidade", disse Jovita, explicando que a mobilização para colher as assinaturas necessárias para a nova lei será intensificada.
Os movimentos esperavam que o projeto de lei de reforma política que tramita na Câmara, sob relatoria do deputado Henrique Fontana [PT-RS], pudesse vingar. Entretanto, apesar da pressão dos movimentos sociais e dos esforços pessoais do relator, não houve acordo para que o projeto, que acaba com doações privadas, fosse votado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB