Astrônomos encontram outro planeta potencialmente habitável

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mais um planeta potencialmente habitável foi identificado. A descoberta é fruto do trabalho de observação de um grupo internacional de pesquisadores. Assim, já chega a quatro a quantidade de planetas fora do sistema solar, com características similares às da Terra.
O planeta está localizado a 22 anos luz da Terra. | Imagem: Carnergie Institution for Science
O anúncio da descoberta foi feito na última quinta-feira (2), mas o manuscrito ainda será publicado nas Cartas do Jornal de Astrofísica, no site da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O planeta, chamado de GJ 667Cc, gira em torno de uma estrela (GJ 667C), parecida com o sol, localizada a 22 anos luz da Terra.

“Este planeta rochoso é o novo melhor candidato para manter água em estado líquido em sua superfície e pode abrigar vida tal qual nós a conhecemos”, informou o chefe da equipe de astrônomos do Carnegie Institution for Science, Guillem Anglada-Escudé.
Ao ser comparado com a Terra, o planeta é aproximadamente 50% mais pesado. As temperaturas são consideradas habitáveis, ou seja, permitem que a água se mantenha em estado líquido e o tempo que ele levar para contornar a sua estrela é de 28 dias.

“Com o advento de uma nova geração de instrumentos, os pesquisadores serão capazes de examinar estrelas anãs de planetas semelhantes e, eventualmente, procurar rastros de vida em um desses mundos”, finalizou Anglada-Escudé. Com informações da Scientific American.
Fonte: Redação CicloVivo

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB