DIVIDIR PRA QUE, OU PRA QUEM?

domingo, 3 de julho de 2011

DIVIDIR PRA QUE, OU PRA QUEM?
Por Walmari Prata de Carvalho

Muito apropriado o Editorial desta quarta feira do Liberal intitulado “O PARÁ INDIVISÍVEL”. Nenhum paraense da gema que o tenha lido poderá deixar de se motivar ainda mais contra esta pretensa divisão, de objetivos sublimados nos interesses do desenvolvimento de cada região. O acompanhamento ao enfoque dado por Maria Bethânia ao fato idêntico da Bahia foi esplendoroso. Será percebido, assimilado servindo de energia motivadora para qualquer paraense nato, para lutar contra esta pretensão alienígena.
Preocupa-me a índole do paraense, pacato, acomodado, muito diferente daqueles que ocupam os espaços das regiões, na sua maioria oriundo de outros estados, que recebidos prazerosamente em nosso território conseguiram amealhar patrimônios e poder, e, agora se rebelam contra o solo mãe. Pessoas que para aqui vieram numa aventura de melhoria de vida em busca do Eldorado Paraense. Para o êxito do pretendido desprenderam esforços se aclimatando a luta, predicado este que os agigantam para o que pretendem no presente.
O sentimento da indivisibilidade do Mestre Verequete do carimbo, do Belém da Fafá, do Círio de sua corda, do açaí da farinha de tapioca somente serão percebidos pelos autênticos paraenses que mesmo de índole pacata e acomodado possuem o sentimento unificado no estado grande e promissor que sempre conheceram. Os aguerridos divisionistas não conseguem perceber esta sensação de perda da unidade em seus valores que não sejam os territoriais em seus esperados benefícios pessoais de futuro, afinal, a maioria para o estado vieram buscando a melhoria pessoal, e, para tanto abandonaram o sentimento natal de suas terras de origem. Eles degustam o tacacá com garfo e faca. Aparentemente buscam a melhoria regional, mas, o principal é o pessoal.
Que este editorial consiga despertar em todos os artistas, poetas, empresários, gestores municipais, empreendedores, religiosos, enfim, em todo pacato, mas sensível paraense nato, à vontade e o desprendimento de promoverem ações que impeçam esta pretensão de divisão. Fiquem certos que, estes senhores não conseguirão no seu êxito dividir apenas nosso território, mas, nossos valores de cidadania estadual, e, o prejuízo será do todo.
Quem sabe faz à hora, não espera acontecer. A luta bravos paraenses natos,e,os adotados da gema.

Belém, 28 de junho de 2011.

WALMARI PRATA CARVALHO. CEL PM RR

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB