Mosqueiro: tesouro desvalorizado pela administração pública

domingo, 10 de julho de 2011

Mosqueiro, a nossa bela ilha apelidada carinhosamente de "Bucólica" completou 116 anos em 06/07/2011. 
Como eu sou uma apaixonada pela Ilha, ela é assunto recorrente para mim. Lembro bem que poucos anos antes, conversando com um amigo, ouvi atentamente a opiniao dele sobre a vocação do lugar. Disse meu amigo que, se Mosqueiro estivesse inserta em uma regiao rica (no sentido de contarmos com pessoas de grande poder aquisitivo), certamente seria o local de moradia de milhionários, tal sua inigualável beleza cênica. Claro que, para que tal ocorresse, ela contaria com uma superestrutura de hospitais, estrada conservada, meio ambiente idem, saneamento, limpeza impecável, etc.

No entanto, o descaso com o lugar é tamanho que nem os nossos aposentados que sonham mudar-se para lá se encorajam, em especial pela falta de estrutura de atendimento médico-hospitalar. 
Minha mãe, por exemplo, é aposentada e ama Mosqueiro. Ela diz que lá seu espírito fica mais leve pois a natureza exuberante a faz sentir-se em maior sintonia com Deus. No entanto, ela nao se muda para lá com meu pai porque suas idades avançadas a fazem sentir-se receosa de precisar de atendimento médico-hospitalar  repentino, pois a ilha nao tem tais serviços. É claro que lá existe um hospital, mas a estrutura de atendimento é meramente básica. 
 
Outra vocação de Mosqueiro é o turismo. Mas cadê a infraestrutura necessária para receber turistas de fora?:Nem nós, que amamos Mosqueiro, nos sentimos encorajados a visitá-la com maior assiduidade diante da sujeira das praias e das ruas.  

Algumas sugestoes para fazer de Mosqueiro um local de turismo, garantindo emprego e renda para os moradores:

1. De ordem social
a) compreender bem o valor da ilha e o seu potencial turístico, em especial, o turismo ecológico;
b) disponibilizar melhores escolas de ensino fundamental e médio, além de cursos profissionalizandos voltados à area do turismo para jovens e adultos; 
c) fim das nomeações políticas. Nomear para cuidar da ilha quem realmente a valorize, seja capacitado com conhecimentos de administração urbana e rural e tenha vontade de transformar o status quo desfavorável, trabalhando incansavelmente pelo bem comum. 

2. Meio ambiente 
a) cuidar da ilha como se cuida de um bem preciso, promvendo uma supereducação ambiental para os ilheus, em especial, quanto aos resíduos sólidos, preservação da floresta, rios e igarapés; 
b) combater intensivamente (com ações policiais reiteradas) a retirada de areia, pedra e argila que vem degradando a Bucólica;
c) impedir a retirada de madeira que vem desertificando diversas áreas;
d) impedir a invasao urbana que está tornando a ilha um paraiso para traficantes;
ef) criar grupos de jovens bolsistas para fazer a educação ambiental dos frequentadores das praias, impedindo que deixem o lixo jogado na areia;f) ampliar a autoestima dos moradores da ilha.
g) ensinar as tapioqueiras da vila a deixar sempre o entorno de suas barracas limpo, em especial, ensinando o proprio cliente a nao jogar os guardanapos de papel  no chao.


3. Emprego e renda
a) regularizar as posses para que os moradores das áreas florestais possam ter acesso aos recursos disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Exemplo: recurso para melhoria da habitação do morador da floresta para que possa oferecer aos turistas que desejam passar uns dias na mata "vivendo como os ribeirinhos" mas com algum conforto. Outro exemplo: recurso para aplicação em sustentabilidade, isto é, para que os ribeirinhos possam viver do extrativismo, sem precisar cortar as árvores para fazer o carvão. 
b) apoiar o artesanato que já é produzido pelos ilheus, tando capacitando-os para melhorar a qualidade do trabalho (que já é muito boa) quanto dando condições para os artesaos apresenta-los em feiras (a da vila é muito restrita).     

c) fazer propaganda da Ilha nos estados do sul/sudeste, revelando o tesouro belenense, escondido no meio da pobreza, da sujeira e da fata de vontade política de transformar a realidade adversa;
d) fazer investimento em turismo ecológico (Mosqueiro é cortada por rios e igarapés preciosos dentro da floresta. Muita gente quer conhecer. 

Enfim, estas sao apenas algumas sugestoes para transformar a realidade desse tesouro desprezado que Deus nos deu e os prefeitos nao cuidam.

1 comentários:

Raimundo Santana disse...

Aninha,

Você tem razões para gostar de Mosqueiro. O local representa muito da beleza amazônica. Acho que a ilha ainda tem jeito, mas precisará de capital humano. Gente empreendedora e competente, além de honesta, trabalhando nos lugares certos.

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB