Quase seis meses depois da diplomação dos parlamentares eleitos em outubro passado, tomaram posse ontem na Câmara três deputados barrados pela Lei da Ficha Limpa e anistiados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que adiou a validade da lei para 2012.
Empossados:
o ex-líder do PP João Pizolatti (SC),
Magda Mofatto (PTB-GO)
Janete Capiberibe (PSB-AP)
A posse mais festiva foi a de Janete Capiberibe, cassada em 2006 por compra de votos, juntamente com o marido, o então senador João Alberto Capiberibe, que também aguarda liberação do STF para voltar ao Senado.
Na eleição passada, a família Capiberibe elegeu o filho Camilo governador do Amapá, contra o grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB).
Parlamentares de vários partidos aproveitaram a posse de Janete para manifestações contra o que chamaram de abuso do poder econômico e político de Sarney no Amapá. No discurso, Janete pediu que o STF libere logo a posse de Capiberibe no Senado, já que o seu processo é o mesmo do marido. Um dos que mais comemoraram foi o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB), ex-aliado e atual inimigo de Sarney.
Tem coisa melhor que isso? Foi uma pancada política para o Sarney. A família (Capiberibe) se consagrou apesar do seu jugo. Uma demonstração de que o povo do Amapá não aceita a intervenção do grupo Sarney disse Reinaldo.
A deputada Magda Mofatto também foi considerada ficha-suja por compra de votos. E João Pizolatti , segundo o Ministério Público Estadual, teria ignorado a Constituição ao permitir que uma empresa sua participasse e vencesse licitação para prestar serviços à prefeitura de Pomerode.
0 comentários:
Postar um comentário