Billy Branco, compositor paraese, morto na sexta-feira, 08 de junho

domingo, 10 de julho de 2011

O cantor e compositor paraense Billy Blanco morreu na manhã de sexta-feira (8), aos 87 anos, no Rio de Janeiro.

Biografia
Ícone da Bossa Nova, Billy era formado em arquitetura, mas revelou sua veia artística desde criança. 

Primeira composição: 'Pra Variar', em 1951.  
Primeiro sucesso: 'Estatutos da Gafieira', na voz de Inesita Barroso, em gravação da RCA Victor de 1954.

Entre 1950 e 1960 seus sucessos foram gravados por Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Dolores Duran, Sílvio Caldas, Nora Ney, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dóris Monteiro, Os Cariocas, Pery Ribeiro, Miltinho, Elis Regina e Hebe Camargo.

Alguns parceiros: Baden Powell, em 'Samba Triste', Tom Jobim, em 'Sinfonia do Rio de Janeiro' (suíte popular em ritmo de samba, de 1960) e João Gilberto, em 'Descendo o Morro' e 'A Montanha/O Morro'. 


Foram 56 parcerias com o violonista Sebastião Tapajós e com outros compositores, num total de quinhentas músicas, sendo que trezentas já gravadas.

Sucessos: 'Sinfonia Paulistana', 'Tereza da Praia', 'O Morro', 'Estatuto da Gafieira', 'Mocinho Bonito', 'Samba Triste', 'Viva meu Samba', 'Samba de Morro', 'Pra Variar', 'Sinfonia do Rio de Janeiro' e 'Canto Livre'. 'Sinfonia do Rio de Janeiro' é composta por dez canções, escritas em parceria com Tom Jobim, em 1960. As canções que formam a suíte são 'Hino ao Sol', 'Coisas do Dia', 'Matei-me no Trabalho', 'Zona Sul', 'Arpoador', 'Noites do Rio', 'A Montanha', 'O Morro', 'Descendo o Morro' e 'Samba do Amanhã'.
Por 

Fonte: http://www.agencianortedenoticias.com.br/??=noticias&id=6653

1 comentários:

... disse...

Ruinas da amizade

Quando você encontra alguém especial e se apaixona por essa pessoa, você começa a construir um relacionamento com os cuidados de quem constrói uma Maravilha.

Seus materiais básicos são constituídos de muito Amor, Companheirismo e Dedicação.

Até que um dia algo terrível acontece, jogando por terra toda sua construção.

É desalentador e faz mesmo pensar que todo seu trabalho fora em vão.

Mas isso é ledo engano: se construistes tudo realmente com beleza e pureza de sentimento, restará ainda uma magnífica Amizade.

Assim como as mais majestosas construções da Humanidade deixaram suntuosas ruinas das quais cuidamos e admiramos, a Amizade fruto de um Amor de verdade, deve e merece ser preservada.

(Augusto Branco)

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB