Por que reduzir unidade de conservação na Amazonia por meio de medida provisoria?

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O governo feceral editou uma medida provisória que, segundo os argumentos da Procuradoria-Geral da República (PGR), é inconstitucional. Trata-se da Medida Provisória 558, editada em 18 de janeiro pelo governo federal, para reduzir unidades de conservação na Amazônia e permitir a construção de hidrelétricas na bacia do rio Tapajós (PA).
As unidades de conservação são de extrema importância para a preservação do bioma Amazônia e as alterações devem ser feitas mediante discussão regular no Congresso Nacional. Faze-lo por meio de Medida Provisória é inconstitucional pois nao atende ao requisito da urgencia.
Entao, por que o governo federal preferiu se arriscar em editar uma MP inconstitucional? Os motivos sao obvios. O aproveitamento hidrelétrico do Tapajós estava previsto no Programa de Aceleração do Crescimento, mas seu licenciamento foi interrompido em 2007. Um dia após a edição da MP 558, a Eletronorte enviou ao Ibama minuta do Termo de Referência prevendo a construção da usina de São Luiz do Tapajós, de 6133 MW. Terça-feira, o Ibama aprovou plano de trabalho para diagnóstico ambiental da empresa.
Portanto, toda a pressa do governo é para licenciar a usina por ser fundamental para promover, este ano, o leilão de energia A-5, no qual é negociada energia a ser entregue a partir de 2017. Fonte do Ministério de Minas e Energia reconhece que, sem licenças suficientes, o leilão pode não ocorrer.


2 comentários:

Anônimo disse...

“Enquanto um único inocente morrer desnecessariamente por causa de danos ambientais causados por outros, haverá necessidade de reflexão ética”

Jose Cangomba disse...

AS PESSOAS PERGUNTAM: o que são asteroide?

Asteroide são corpos rochosos e metálicos que possuem órbita definida ao redor do sol, fazendo parte dos corpos menores do sistema solar.

DUVIDA, qual é a origem do termo ASTEROIDE?

O termo "ASTEROIDE" deriva do grego "ASTÉR", estrela, e "OIDE", sufixo que denota semelhança.

QUANTO ASTEROIDE EXISTEM?

Ja foram catalogado mais de 20 mil asteroide...os quais acredita-se que existem cerca de 1milhão desconhecido quase todos de menor tamanho.

QUAIS SÃO SEUS OS TAMANHO?

Estima-se que mais de 400 mil possuam diametro superior a um quilometro.

QUAIS SÃO AS ORIGEM DOS ASTEROIDE?

De acordo com as teorias mais modernas, os asteroides seriam resultado das condensações da nebulusa solar original, mas que não consiguiram aglomerar toda a materia em forma de um planeta devido as pertubações gravitacionais provocadas pelos gigantestico planeta JÚPITER.

Perguntas Respondidas mediante ajuda da Enciclopedia= que trata assunto relacionada sobre Asteroide.
Transcrito por
Rosario Gimo Jose
visite me:
Www.facebook.com/rosariogimojose

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB