Sorocaba plantará cem mil arvores em uma hora. Trabalho idêntico (em menores proporções) foi feito em Itupiranga-PA

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Por Ana Maria

Ao ler a notícia de que a cidade de Sorocaba, no interior paulista, está mobilizando a população local para tornar o município mais verde, plantando, no dia 25 de março, cem mil árvores em uma hora, lembrei-me que, no ano de 2005, em Itupiranga, onde eu atuava como Promotora de Justiça, promovemos um evento dessa natureza, com o apoio do juiz da época. É claro que o nosso evento foi bem mais modesto - plantamos mil árvores em locais previamente indicados pela Prefeitura de Itupiranga, mas foi muito interessante e ... divertido. Muito divertido.
 
Como surgiu a ideia de plantar
A cidade de Itupiranga, como todas no Pará, é quente. Dessa forma, as árvores representam verdadeiros oasis para os pedestres e os carros (quem nao adora estacionar à sombra de uma boa mangueira - quando nao é época de queda de mangas, claro!?).

Um madeireiro tinha cometido um crime ambiental que cabia transação penal. Na audiência, fiz a proposta de que ele doasse mil mudas de ipê amarelo e roxo, e outras essencias previamente combinadas com o secretário de meio ambiente municipal, além de mil luvas e mil camisas com a logo da campanha "por uma cidade mais verde".  

Marcamos a data do plantio e, com o apoio da radio local e da prefeitura, mobilizamos a população para se envolver na causa. A dinâmica iniciou com distribuição das camisas e das luvas, seguida de um breve discurso (meu e do juiz), no qual explicamos a importancia de termos mais árvores no meio ambiente construído e do papel da sociedade para a viabilização das árvores urbanas. Na sequencia, saimos em caminhada em direção a todos os pontos onde seriam depositadas as mudas, os quais foram cavados pela secretaria de meio ambiente. 
Carro som animava o evento e, durante todo o percurso, se falava de cidade verde, da participação social, dos benefícios que todos temos ao construir um espaço urbano mais humanitário, que se preocupe com o bem estar dos que caminham por suas ruas. E convidávamos as pessoas que estavam em suas casas e lojas a se reunirem ao grupo. A adesão foi geral. A alegria de todos mostrava que se tratava de uma festa democrática. Até hoje me lembro e sinto saudade. O juiz - sempre tao sério e reservado em seus comentários - ao vir um dos mais ricos madeireiros da cidade plantando uma árvore, saiu com uma pérola inesperada: "que momento histórico que jamais pensei presenciar: o senhor, plantando uma árvore... vou até tirar uma foto". O homem ficou tao sem graça, em especial quando viu a promotora (eu) rindo muito. Foi muito engraçado, até porque veio de uma pessoa que nao tem o costume de tirar piada com os outros (eu também não).
As fotos desse evento sao guardadas, por mim, como um tesouro. Aquele dia do passado está sempre muito presente na minha lembrança como um dos melhores momentos que passei na minha jornada pelo sudeste paraense.
Hoje, me veio uma dúvida: será que o município e a população cuidaram para que as mudas se viabilizassem, transformando-se em belas árvores?

1 comentários:

Anônimo disse...

Participei desse evento, garanto a você que as arvores seguiram seu curso natural e estão lindas, dando sombra e embelezando no período que estão floridas.
Adorei seu comentário, Itupiranga precisa de gente assim.
Um forte abraço.
Assim que puder postarei umas fotos.

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB