O prazo para compensação de cheques cai pela metade a partir desta terça-feira (19), de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Cheques de até R$ 299,99 = a compensação passa de quatro para dois dias úteis.
Cheques com valores a partir de R$ 300 = o prazo, que antes era de dois dias, foi reduzido para apenas um.
A alteração dos prazos vai ao encontro de um projeto da federação que vem sendo desenvolvido desde 2009.
Vantagens
Os prazos menores irão vigorar em todo o território nacional, acabando com as diferenças regionais. Em locais de difícil acesso, os cheques podiam levar até 20 dias úteis para serem compensados.
A redução do tempo do processo de compensação está dentro do conjunto de procedimentos que levam à troca de cheques por dinheiro. A medida estava prevista desde 20 de maio, momento em que os bancos passaram a operar a compensação digital por imagem.
Segurança
A compensação digital por imagem também contribui com a segurança, já que, com a eleiminação do trajeto físico do cheque, reduz a possibilidade de clonagem, extravio, perdas, furtos e roubos das folhas.
Como funciona
No processo de compensação por imagem, um determinado banco captura as informações do cheque por meio de código de barras e a imagem do cheque. Depois, encaminha tais informações e o cheque escaneado para o Banco do Brasil em um único arquivo. O BB faz o processamento desse arquivo e o encaminha ao banco de origem. O cheque físico fica no banco que capturou as imagens.
Fonte: Infomoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia."
[ Ayrton Senna ]
Postar um comentário