Exemplo que nao podemos seguir: Poluição na China ameaça desenvolvimento do país

quarta-feira, 2 de março de 2011

Segundo o ministro do meio ambiente da China, Zhou Shengxian, a poluição e a demanda por recursos ameaçam sufocar o crescimento econômico do país.


Nas últimas décadas, o desenvolvimento tem sido prioridade em relação ao meio ambiente, o que significa que a China tem agora alguns dos céus e vias navegáveis mais poluídos do mundo. O país depende muito do carvão e é o principal emissor de CO2 (superou os EUA como maior mercado de carros e vans do mundo em 2009).

Nos anos recentes, houve vários exemplos de derramamentos industriais ou depósitos de lixo que deterioraram rios e escoamentos, e em alguns casos prejudicaram moradores locais. O governo tem repetidamente prometido combater a poluição, mas nunca cumpre suas decisões.

O ministro alerta que o conflito entre desenvolvimento e natureza nunca foi tão grave no país. As implicações disso são que, se a China quiser quadruplicar o tamanho de sua economia em 20 anos sem maiores danos, tem que se tornar mais eficiente na utilização dos recursos.

Tais comentários vieram um dia depois do premiê Wen Jiabao afirmar que a China estava baixando sua meta de crescimento econômico anual de 7,5% para 7%, em parte devido ao seu impacto sobre o meio ambiente.

Shengxian sugeriu que seu ministério deveria ter um papel mais importante na luta contra as emissões de gases do efeito estufa, e que novos projetos de desenvolvimento deveriam avaliar seu impacto nas alterações climáticas. [BBC]

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB