Sao Luís: Governo terá que restaurar prédio do Centro Histórico da capital maranhense

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Estado do Maranhão terá que proceder à recuperação de todas as características arquitetônicas originais, internas e externas de um imóvel situado no Centro de São Luís,  exemplar de valor arquitetônico e artístico, de estilo tradicional português, com mirante e fachada de azulejo antigo. A decisão é da 2ª Câmara Cível do TJ, em sessão de terça-feira, 29.
A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente ajuizou ação civil pública pedindo a condenação do Governo à restauração do prédio, tombado por meio de decreto e pertencente ao Estado. 

O pedido foi negado pelo juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública, mas o MP recorreu alegando que a deterioração do imóvel compromete a identidade arquitetônica da capital, que possui título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A relatora, desembargadora Nelma Sarney, destacou que foi demonstrado o abandono em que se encontra o imóvel tombado, que é bem público e cujo dever de conservação pertence ao Estado, que não possui margem de escolha acerca dessa obrigação.

O tombamento é fundado na necessidade de adequar a propriedade a um papel social, estampado na necessidade de proteção ao patrimônio cultural, artístico e histórico.

1 comentários:

Ana Maria disse...

Vamos observar e valorizar os nossos prédios históricos?

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB