O ex-presidente Lula procurou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes para tentar adiar o julgamento do mensalão. Em troca da ajuda, Lula ofereceu ao ministro, segundo reportagem da revista "Veja" publicada neste fim de semana, blindagem na CPI que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.
Mendes confirmou hoje (26) à Folha o encontro com Lula e o teor da conversa revelada pela revista, mas não quis dar detalhes. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula", afirmou o ministro.
O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-integrante do Supremo.
Lula disse ao ministro, segundo a revista, que é "inconveniente" julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado por suas ligações com Cachoeira.
A assessoria de Lula disse que não iria comentar.
Na conversa, Gilmar ficou irritado com as insinuações de Lula e disse que ele poderia "ir fundo na CPI".
De acordo com a reportagem da "Veja", o próximo passo de Lula seria procurar o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, também com o intuito de adiar o julgamento do mensalão.
Em recente almoço no Palácio do Alvorada, na ocasião da instalação da Comissão da Verdade, Lula convidou Ayres Britto para tomar um vinho com ele e o amigo comum Celso Antonio Bandeira de Mello, um dos responsáveis pela indicação do atual presidente do Supremo.
À Folha Britto também confirmou o convite, mas disse que não percebeu qualquer malícia em Lula e que o encontro não ocorreu.
"Estive com Lula umas quatro vezes nos últimos nove anos e ele sempre fala de Bandeirinha. Ele nunca me pediu nada e não tenho motivos para acreditar que havia malícia no convite", disse. Ele diz que a "luz amarela" só acendeu quando Gilmar Mendes contou sobre o encontro, "mas eu imediatamente apaguei, pois Lula sabe que eu não faria algo do tipo".
Na última sexta-feira (25), em Salvador, Ayres Britto disse que os ministros do STF "estão vacinados contra todo tipo de pressão". "Ainda está para aparecer alguém que ponha uma faca no pescoço dos ministros do STF."
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1096205-lula-propos-ajuda-em-cpi-para-adiar-mensalao-diz-gilmar-mendes.shtml
Meus comentários: ainda fico de queixo caído diante da podridão dos políticos. Lula... que enganação!
A minha preocupação é com a democracia, que corre risco diante da cafajestice dos nossos representantes eleitos. Democracia representativa ... esse conceito já era. Temos que inventar outra forma de fazer o governo do povo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ana, não fico espantando com este senhor pois, ele representa o que há de pior na politica brasileira... temos que abortar este senhor e o seu partido de nossa país.
Juarez Paraense
O ser humano,com exceções, só se lembra de Deus quando precisa. O Lula, com a idade que tem, com o cancer que conseguiu superar, deveria nomínimo ficar ao lado do nosso Pai Celestial. Pô, esse cara quase morre de cancer, e ainda não serviu de exemplo que praticar o malé um pecado mortal? Ele (Lula) deveria se redimir, pedir perdão, fazer o bem e não ficar acobertando os ladrões de recursos público, porque ladrão não é somente quem rouba, mas que recepta, quem acoberta e quem ajuda. O ex-presidente que o povo idolatra, enriqueceu em 8 anos, faez um patrimônio invejável em pouco tempo, ou seja, o povo merece sim ser cada vez mais pisoteado.
Doutora Ana Maria, eu gostaria muito de pensar que o Lula não representa o povo brasileiro, mas representa sim e lamentavelmente, bem até demais.
Talvez eu eu tenha errado em minha análise anterior. A propósito da aliança Lulla e Malluf em SP, apenas 1 de 63 comentários no site do G1 foi de apoio ao feito histórico. Considerando que a militância do PT é extremamente participativa em qualquer fórum, ou eles também não apoiaram, ou, com vergonha, se calaram. Talvez o Lulla não represente mesmo nosso povo. Graças a Deus por isto. José Fernandes Júnior
Postar um comentário