Empresários são condenados por formação de cartel no ramo dos combustíveis

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Publicado em 16 de Maio de 2012 às 12h12

Seis empresários e um gerente de posto de gasolina foram condenados por formação de quadrilha para a prática de crimes contra a ordem econômica, abuso de poder econômico e formação de cartel de preços de combustíveis, em sentença prolatada pelo juiz Gustavo Grillo Ferreira, da 6ª Vara Criminal de Vitória, nos autos do processo 024080096605.
Empresários condenados: Antonio Edmar Bourguignon, Alex Oliveira Bourguignon, Rogério Bastos de Oliveira, Márcio Pires Pinheiro, Deoclides Antonio Bastos de Oliveira e Marcos Antônio Oliveira.

O gerente de posto condenado: Vicente Henriques Nogueira.

Empresários absolvidos: Rui Poncio e Anderson Emannuel Pizzaia Bazílio de Souza.
Os empresários condenados são responsáveis por 30 postos de gasolina na Grande Vitória e foram flagrados em escutas telefônicas autorizadas judicialmente combinando preços entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007.
O juiz separou os acusados em três grupos:
  • Primeiro grupo, compõe-se dos denunciados Antônio, Alex, Rogério, Deoclides e Marcos “que, mais do que possuir vínculos de sangue, estão associados de forma estável e permanente com o fim de cometer crimes e obter vantagens em detrimento da livre concorrência e dos consumidores finais".
  • Segundo grupo, igualmente associado de forma estável e permanente aos demais agentes e aos propósitos da organização, nela atuando de modo efetivo e intenso, é integrado pelos denunciados Marcio, Vicente e, uma vez mais, Marcos.
  • O terceiro e último grupo, sem provas irrefutáveis de ligação e de idênticas condutas, é composto pelos denunciados Anderson e Rui.
De acordo com a sentença do juiz, todos se mantêm aparentemente independentes, mas o agir dos dois primeiros grupos é guiado por parâmetros comuns, “neutralizando mutuamente a força concorrencial, a fim de alcançarem os efeitos nocivos almejados. Marcos, por sinal, em que pese ser parente apenas dos denunciados nominados no primeiro grupo, atua com desenvoltura entre os grupos, servindo nitidamente como um elo entre os denunciados”.

  • Pena mais severa: Marcos Antonio Oliveira, condenado a quatro anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto, por exercer uma função de elemento de ligação entre o grupo.
  • Demais condenados: pena de três anos e quatro meses de reclusão, substituida a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos, cujo cumprimento ficará a critério do Juízo de Execuções Penais.
Antonio Edmar, Alex, Rogério, Márcio e Deoclides: infringiram o art. 4º, inciso II, alínea “a”, da Lei 8.137/90, por duas vezes, na forma do art. 71 do Código Penal, e o art. 288 do Código Penal, na forma do art. 69 do mesmo diploma.
Marco Antonio - infringiu os mesmos artigos penais e também o art. 4º, inciso II, alínea “a”, da Lei 8.137/90, por três vezes, daí sua pena majorada.
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB