Depois do congestionamento no Filiaweb e da correria de sexta-feira, fim do prazo para os pretensos candidatos nas eleições de 2012 se filiarem, os partidos políticos devem ficar atentos a uma nova data.
No próximo dia 14 vence o prazo para remessa da relação contendo o nome de todos os seus filiados. Duas vezes por ano em abril e outubro os partidos são obrigados a submeter a lista à Justiça Eleitoral.
De acordo com o secretário judiciário do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Hardy Waldschmidt, o prazo de filiação para quem quer ser candidato a prefeito, vice ou vereador terminou ontem, sem prorrogação.
A legislação exige que o candidato esteja filiado a partido político um ano antes da eleição, explica. Em comunicado divulgado ontem, a Justiça Eleitoral é clara: o prazo de filiação partidária de eleitores que queiram se candidatar nas eleições municipais de 2012 é absolutamente independente da data limite dos partidos para informar a lista dos filiados.
A relação de candidato deve ser apresentada até sexta-feira. Com base nos dados alimentados pelos partidos no sistema Filiaweb, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prevê a divulgação das listas oficiais de filiados a partir do dia 19.
O sistema Filiaweb é alimentado pelos partidos, cujos representantes têm senha para acessar o serviço. Ao se filiar, a pessoa recebe um documento e a cópia fica em poder do diretório municipal, que cadastra os dados do novo filiado no sistema.
Fonte: Campo Grande News
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário