Cuidado com o Facebook

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Todos estamos cansados de receber alertas acerca da publicação de dados pessoais e fotos no facebook, orkut e similares. Ainda assim, parece que a cada dia as redes sociais exercem mais atração em pessoas que querem publicar suas fotos, seus dados, os eventos que participam. E os bandidos aproveitam para colher essas informações privilegiadas. Por exemplo, o Jornal Folha de São Paulo publicou ontem que um adolescente de 16 anos planejou um assalto à casa de outro após ver as fotos que ele publicava no FAcebook nas quais apareciam os equipamentos eletrônicos que a vítima possuía em sua casa.
Vítima e assaltante estudavam na mesma escola. O roubo, que teve a participação de dois adultos, aconteceu em um apartamento de classe média da zona oeste de São Paulo, na noite de 29 de novembro.
Os adultos usaram uma chave furtada dias antes pelo jovem para entrar no apartamento. De acordo com a polícia, os assaltantes renderam quatro pessoas e levaram joias, aparelhos de telefone celular, relógios, eletroeletrônicos e R$ 370.
Na fuga, os bandidos trocaram tiros com policiais da Rota, foram baleados e morreram no hospital. O jovem alegou que foi pressionado para ajudar no crime. “Um dos elementos que contribuiu nesse crime foi o fato da vítima expor a situação econômica da família nas redes sociais. A internet é uma porta aberta para vários crimes; os pais devem ter mais vigilância com o que os filhos publicam”, comentou a delegada Fabiana de Sena, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), ao Yahoo! Brasil.

Outro cuidado que se deve tomar é com relação às pessoas que aceitamos como amigos. Veja a seguinte situação hipotética maas que pode muito bem ocorrer com qualquer um que esteja com perfil em redes sociais: uma pessoa, dente seus amigos, aceita para amigo alguém que ele nem conhece ou que mal conhece. Aí essa pessoa, mal intencionada, pede para ser seu amigo. Vc o acieta sem conhece-lo porque viu que se trata de um amigo de seu amigo, entao supõe que, se está dentre os amigos de fulano, entao é gente boa. E aí essa pessoa mal intencionada vai ampliando a rede dela de contatos até que dá um golpe, seja lá o que for. Então, cuidado ao aceitar pessoas para amigos. Há de tudo na Rede ...

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB