Conferência do clima atravessa prazo sem acordo

domingo, 11 de dezembro de 2011

Diversos ministros e negociadores climáticos deixaram ontem a cidade sul-africana de Durban sem que um acordo tivesse sido alcançado, embora neste momento o prazo esteja se esgotando ante à perspectiva de que a ausência de um pacto coloque em risco as mais recentes iniciativas na luta contra o aquecimento global.
Negociadores de 194 países atravessaram as noites de quinta e sexta-feira na busca por um acordo. No entanto, quase 24 horas depois do horário previsto para o encerramento das negociações climáticas, os trabalhos mantinham-se presos a um impasse aparentemente relacionado à próxima fase do combate às mudanças climáticas. Um dos principais pontos de impasse é uma cláusula encorajando os países a prometerem reduções mais ousadas de gases causadores do efeito estufa.
Mais de 80 países já fizeram promessas voluntárias ou transformaram em lei o controle de emissões de poluentes. Juntos, no entanto, eles não seriam suficientes para reverter uma elevação potencialmente catastrófica das temperaturas globais no decorrer do século, segundo projeções e modelos científicos amplamente aceitos.

Caso não haja tempo para uma definição, existe a possibilidade de uma nova conferência ser convocada em breve para viabilizar a conclusão dos debates. Existe também a possibilidade de os ministros se reunirem às margens da Rio +20, em maio do próximo ano, para buscar um acordo.


As informações são da Associated Press.
Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/confer%C3%AAncia-clima-atravessa-prazo-acordo-155000088.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB