Água x ouro: peruanos ameaçam ocupar mineradora estadounidense e conseguem paralisar projeto que, em busca de ouro, secará quatro lagos que sustentam 13 províncias da região mineira Yanacocha

sábado, 3 de dezembro de 2011

O projeto mineiro Conga, a ser desenvolvido na região norte de Cajamarca, no Peru, foi suspenso na terça-feira passada pela empresa mineradora Yanacocha, controlada pela gigante estadounidense Newmont, depois de seis días de protestos por parte da comunidade. O proyecto estima a extração de ouro na região.

A comunidade de Cajamarca levantou um intenso protesto contra o projeto mineiro, fechando as principais vias de aceso terrestre à  região e obrigando a paralisação das atividades do aeroporto local. O povo de Cajamarca empreendeu uma marcha até as instalações de Yanacocha, a fim de realizar uma tomada e exigir a suspensão  do projeto, que estima secar quatro lagos que surtem de agua 13 provincias da região.
Depois de várias horas de revolta da comunidade, que marchou em direção à sede da empresa, ela comunicou que suspendeu o projeto - avaliado em quatro bilhões e oitocentos milhões de dólares.
A citada marcha culminou com um enfrentamento entre a comunidade e as forças policiais.
As autoridades regionais de saúde disseram que o evento resultou em 18 pessoas feridas, sendo que cinco delas foram feridas a bala.
Os manifestantes temem o desabastecimento e também a contaminação da água como consequencia da execução do projeto.
Fonte: http://desacato.info/2011/11/adiado-projeto-conga-no-peru/


Meus comentários: Os mega projetos de mineradoras que atuam na América do Sul, inclusive em nosso país, nada mais são do que uma forma de transferir nossos recursos ambientais (e não raro, o dinheiro público) para as mãos de gigantes multinacionais do ramo mineiro. Elas ficam com o ouro, com o cobre, com o níquel, com o ferro, e nós ficamos sem a água, sem a floresta, sem saúde e sem futuro sustetável. Simples assim.

1 comentários:

Ana Maria disse...

Defendamos a Mae Tierra.

Por Hugo Blanco.

o projeto ourífero Conga da empresa Yanacocha -Newmont ameaça fazer desaparecer quatro lagoas na cabeceira de cuenca do departamento (o Perú se divide em departamentos) de Cajamarca no norte do país.
Isto significa um forte ataque a população campesina da zona, que se veria sem agua para continuar con suas atividades agropecuarias e, inclusive, sen agua sem contaminação para beber.
Os cajamarquinos sabem que seu futuro está no desenvolvimento da atividade agropecuaria.

Os antecedentes da empresa Yanacocha no Perú sao nefastos: Ja matou a lagoa Yanacocha y a converteu em um brejo seco. Um caminhão contratado por Yanacocha derramou mercurio no povoado Choropampa que culminou com mais de 1000 enfermos e a morte do prefeito. Tambem veio a público os contratos ilegaos com o nefasto Montesinos (assesor de Fujimori)para corromper a Justiça e favorecer a emprsa Newmont na compra de Yanacocha.

o proyecto Conga pretende destruir duas lagoas de Cajamarca para explorar o ouro que está debaixo delas e converter outras duas lagoas em depósito de resíduos.

El ministerio del ambiente manifestó que en el “tema del agua y la utilización de cuatro lagunas”,que “genera polémica y rechazo al proyecto en Cajamarca”, el informe subraya que el Proyecto Conga “transformará de manera significativa e irreversible la cabecera de cuenca, desapareciendo varios ecosistemas y fragmentando los restantes, de tal manera que los procesos, funciones,interacciones y servicios ambientales serán afectados de manera irreversible”.

Ha renunciado el Viceministro de Gestión Ambiental, José de Echave.

El actual presidente Ollanta Humala, consciente de la realidad de Cajamarca, en su campaña presidencial prometió defender el agua contra el oro (vídeo http://www.youtube.com/watch?v=GsxIqLvgO3g ).

Ahora, contra su convicción, contra sus promesas de campaña, contra la voluntad de la gran mayoría del departamento, contra la naturaleza, contra lo señalado por el ministerio del ambiente, pretende imponer el proyecto Conga, usando la represión para ello.

Es contra esto que se yergue el pueblo de Cajamarca a través de sus Frentes de Defensa, acompañado del Presidente Regional(gobernador) y de sus alcaldes, todos ellos elegidos democráticamente.

El pueblo ha decretado paro regional indefinido exigiendo el retiro del criminal proyecto Conga. En seis días de paro éste no declina, a pesar del sufrimiento que significa dicha paralización para el propio pueblo que se ve privado de alimentos y expuesto a la represión gubernamental que en defensa de la compañía norteamericana envió soldados y policías. Ya hay decenas de heridos y varios detenidos por defender el agua.

Se han alzado voces de apoyo en la capital y en otras zonas del interior del país. Ha protestado la Confederación General de Trabajadores del Perú. Se anuncia una movilización macrorregional del norte del país contra el proyecto minero Conga, en la que participarán los departamentos de Piura, La Libertad, Amazonas, San Martín y Lambayeque.

Del exterior hemos recibido el apoyo de académicos de Estados Unidos.

De ese país nos comunican que continúan recibiéndose adhesiones a dicho apoyo.

También nos comunican que hay contactos con el movimiento “Occupy Wall Street” que ha creado un grupo de trabajo sobre medio ambiente y derecho al agua.

Hacemos un llamado a nuestros hermanos y hermanas del Perú y de todo el mundo: Defendamos nuestra Madre Tierra que está atacada por la voracidad del gran capital. Defendamos las cuatro lagunas de las alturas de Cajamarca, defendamos el agua y la vida, acompañemos al combatiente pueblo de Cajamarca.

Pedimos que se pronuncien y se movilicen los diferentes gremios populares del Perú.

Pedimos que se pronuncien y se movilicen los habitantes de este planeta para difundir estas noticias y lograr que haya más pronunciamientos internacionales.

Con todo eso lograremos frenar el desarrollo del criminal proyecto Conga.

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB