Incêndio na Patagonia chilena já consumiu 5.700 hectares de floresta

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SANTIAGO DO CHILE - Um incêndio que dura três dias já consumiu 5.700 hectares de floresta do Parque Nacional Torres del Paine, um dos principais pontos turísticos do Chile, localizado no extremo sul do país, na região da Pataagônia chilena. 
Foto: BR notícias
Cerca de 700 turistas tiveram que ser retirados do local. 
Segundo o diretor da Secretaria Nacional de Emergência do Chile (Onemi), esta situação corresponde a um incêndio de características extremas, principalmente por conta das condições de topografia, fortes ventos e o estado de vegetação altamente combustível.
O combate ao fogo, que vinha sendo feito com ajuda de 120 voluntários, deve ter o aparato dobrado nesta sexta-feira, com a incorporação de funcionários da Corporação Nacional Florestal do Chile (Conaf), membros do Exército, bombeiros.
Membros dos serviços de emergência da Argentina se juntaram aos chilenos para tentar apagar as chamas. 
 
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/inc%C3%AAndio-for%C3%A7a-retirada-700-turistas-patag%C3%B4nia-chilena-143328716.html

3 comentários:

colaborador anonimo disse...

Santiago do Chile, 31 dez (EFE).- O promotor regional de Magallanes, Juan Meléndez, confirmou neste sábado que as autoridades detiveram um cidadão israelense, de 23 anos, como suposto responsável pelo incêndio que afeta o parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena.

Em declarações à emissora de rádio "Bío-Bío", o promotor disse que na tarde do sábado será formalizada a acusação "por uso negligente do fogo em florestas".

Meléndez antecipou que, graças a testemunhas e diversas diligências policiais, foram reunidas diversas provas da ação irresponsável do israelense.

Antes da confirmação da detenção do suspeito, a ministra do Meio Ambiente, María Ignacia Benítez, que está na área coordenando os trabalhos de combate às chamas, afirmou que o Governo processará os responsáveis pelo incêndio que já consumiu 11 mil hectares de floresta nativa.

Benítez garantiu que estão recenseados todos os turistas que se encontravam na zona, com suas carteiras de identidade e telefones e que cada um deles "está sendo interrogado".

O incêndio que começou na quarta-feira passada obrigou a evacuação de centenas de turistas e funcionários do parque.

Ao parque nacional Torres del Paine, declarado reserva da Biosfera pela Unesco, chegam nos meses de verão austral 130 mil visitantes, a maioria europeus. EFE

colaborador disse...

O ministro de Interior do Chile, Rodrigo Hinzpeter, afirmou que os bombeiros do país estão conseguindo conter o avanço de um incêndio que atinge o parque nacional Torres del Paine desde terça-feira. Três das seis áreas em chamas foram controladas, mas cerca de 12.500 hectares já foram queimados.

As autoridades do país acusam o israelense Rotem Singer, de 23 anos, de ter iniciado o incêndio, afirmando que ele não teria extinguido completamente uma fogueira num acampamento. Hoje, ele negou responsabilidade pelo ocorrido durante uma entrevista à rádio do exército israelense. "É importante que eu diga que não fui eu. Eles colocaram a culpa em mim", disse.

Caso seja condenado, Singer pode ser obrigado a pagar uma multa e a permanecer de 41 a 60 dias na prisão, embora a lei chilena permita que sentenças curtas sejam cumpridas em regime aberto, desde que a pessoa condenada apareça regularmente para prestar contas às autoridades.

Mais de 500 bombeiros estão tentando extinguir as chamas, que forçaram as autoridades a evacuar 40 turistas a e fechar o parque. As informações são da Associated Press.

Anônimo disse...

Dra., cadê as postagens novas?

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB