Descendentes dos MAIAS festejaram com cerimônias o começo do último ano da era atual

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

México, 21 dez (EFE).- Os descendentes dos maias, que vivem em vários estados do sudeste mexicano, festejaram na quarta-feira, 21/12, com diversas cerimônias, o começo do último ano da atual era, que se encerrará em 21 de dezembro de 2012.


  • Sítio arqueológico El Rey, em Cancún - vários chefes e sacerdotes maias que mantêm suas tradições pediram permissão a seus deuses para esta celebração, que marcou o início dos festejos dos últimos 12 meses da atual era maia. O chefe maia Santiago Cruz explicou à Agência Efe que chegaram "os dias de oração para o povo maia, é tempo de preparar-se para uma nova era" e que cerca de 400 pessoas vão "diariamente aos centros cerimoniais" da zona, sendo o mais importante o La Cruz Parlante, no município de Felipe Carrillo Puerto, estado de Quintana Roo.
  • Estado de Chiapas - grupos acenderam o "Fogo Novo", cerimônia que dá início a todas as atividades para esperar a chegada da nova era. As autoridades aproveitaram para inaugurar no município de Tuxtla Chico, onde fica o sítio arqueológico de Izapa, um relógio que marcará a contagem regressiva deste ciclo.
  • Autoridades do estado de Iucatã também instalaram um relógio com a contagem regressiva, como parte das atividades programadas para o próximo ano.
Entenda do que se trata
Segundo Luis Leiva, arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH):
  • o fim do calendário maia é a oportunidade de um novo começo.
  • para os maias o tempo é cíclico, em espiral, não como o calendário que conhecemos, que é linear. A forma que tinham para medir o tempo é completamente diferente da que temos e também não há certeza se as datas coincidem.
  • segundo o calendário maia uma era se encerra a cada 5.125 anos, e que o novo ciclo começará em 21 de dezembro de 2012.
  • cada era é composta de 13 ciclos denominados Baktunes, em que um Baktun é composto por 144 mil dias.
  • Segundo esta tendência, a atual era começou em 3.118 a. C. e chegará ao fim em 21 de dezembro do ano que vem, quando começará o Baktun um da próxima era. 

O Congresso mexicano decretou 2012 como "O Ano da Cultura Maia".

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/maias-festejam-m%C3%A9xico-in%C3%ADcio-%C3%BAltimo-ano-era-atual-050011705.html;

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB