Nada funciona em Belém

sábado, 3 de dezembro de 2011

Por Ana Maria


Hoje a Universidade Federal do Pará realizou o maior vestibular de sua história. Foram 72.143 candidatos realizando provas em 2.152 salas de aula em todo o Estado, em especial em Belém. E o que a CTBel fez para prevenir que zorra chamada Bairro do Guamá não se transformasse em uma zorra maior ainda? NADA! O resultado da falta de um planejamento mínimo do órgão para o entorno da UFPA resultou em um ENGARRAFAMENTO intenso, que tomou todas as ruas do Guamá desde a José Bonifácio até a Universidade. O sufoco começou antes das 13 horas e perdurou até as 14:30 horas, quando os portões das escolas já estavam fechados.  


Muitos estudantes perderam a prova por culpa da CTBel, que não fez um mínimo planejamento, nem mesmo colocou guardas de trânsito para ordenar o caos em um bairro que, ordinariamente, já representa um desafio para qualquer motorista sensato. 


O engarrafamento fenomenal que os vestibulandos encontraram na José Bonifácio seguia pela Barão de Igarapé Miri e percorria todo o caminho até a UFPa, sendo que uma parte dobrava na Barão de Mamoré, pois uma das escolas situadas nesta rua era local de vestibular.


Os mototáxis corriam como loucos pois eram requisitados para levar os estudantes que optaram por arriscar a vida tomando as motos no meio da desodem. isto é, os jovens desciam dos carros de seus pais e tomavam as motos ao perceberem que era a única esperança de não se atrasar.


A CTBel, como é de seu feitio, estava "nem aí". A ausência era completa de agentes para organizar a pandemônia chamada trânsito em Belém, que se agiganta nos entornos dos locais onde ocorrem eventos que atraem um grande público. 
O orgão de trânsito tem uma única preocupação: multar para arrecadar, mas deixa de fazer sua tarefa, que é tornar a vida do cidadão menos complicada no trânsito, organizando de alguma forma a zona que é esta cidade.  


Em dado momento, passou pelo sufoco da José Bonifácio um carro da CTBel. Pensei que os agentes iam pelo menos colocar ordem nos cruzamentos para evitar que os motoristas de nossa cidade - que primam pela falta de educação no trânsito, diga-se de passagem - fechassem as ruas. Mas que nada. O carro passou com sirene ligada (que, segundo notícias oficiosas, seria para socorrer um acidente perto do cemitério de Santa Izabel, mas quando passei por lá não vi vestígios de sinistro algum)  para que todos se espremessem mais ainda para dar-lhe passagem e foi embora, como se não tivesse visto a situação caótica do trânsito.
Ficou evidente que as autoridades que trabalham nessa área não conseguem fazer  um mínimo de planejamento evitar que, em um dia como o de hoje, em que todos os jornais locais noticiaram que o vestibular seria o maior da história da UFPA, não ocorra o que vi.  
Poder de polícia no trânsito... isso é piada quando está envolvido o órgão que é sinônimo da inoperância, isto é, a CTBEL.
 
Assim é Belém. O retrato do desgoverno, principalmente no trânsito. 
SÓ VENHA PARA BELEM SE VOCÊ QUISER VER COMO É UMA CIDADE GRANDE, populosa,onde nada funciona, em especial a POLÍCIA DE TRÃNSITO. 

Se um vestibular faz isso, imagine se fossemos realizar um mega evento... Ainda bem que perdemos a Copa para Manaus pois íamos pagar o maior mico da nossa história. Imagine, um evento como a Copa do Mundo em uma cidade onde todo mundo faz o que bem entende nos espaços públicos: ocupa calçada, fecha cruzamento, coloca lixo onde bem quer ...  Nao, nao merecemos passar essa vergonha. Melhor ficar entre nós essa informação tao terrivel para aquela que, no passado, era considerada a Metrópole da Amazonia.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Tantra
UM.
Dê mais às pessoas do que elas esperam, e faça-o com alegria.

DOIS.
Case com alguém com quem você goste de conversar.
À medida em que vocês forem envelhecendo, seu talento para a conversa se tornará tão importante quanto os outros todos

TRÊS.

Não acredite em tudo o que ouve:
Não gaste tudo o que tem;
Não durma tanto quanto gostaria.

QUATRO.
Quando disser 'eu te amo', seja sincero

CINCO.
Quando disser 'sinto muito' olhe nos olhos da pessoa.

SEIS.
Fique noivo pelo menos durante seis meses antes do casamento.

SETE.
Acredite no amor à primeira vista.

OITO.
Nunca ria dos sonhos dos outros.
Quem não tem sonhos tem muito pouco.

NOVE.
Ame profundamente e com paixão.
Você pode se ferir, mas é o único meio de viver uma vida completa.

DEZ.
Quando se desentender, lute limpo. Por favor, nada de insultos.

ONZE.
Não julgue ninguém pelos seus parentes.

DOZE.
Fale devagar mas pense depressa.

TREZE.
Quando lhe fizerem uma pergunta a que não quer responder, sorria e pergunte; 'Porque deseja saber?'

QUATORZE.
Lembre-se que grandes amores e grandes realizações envolvem grandes riscos.

QUINZE.

Diga 'saúde' quando alguém espirrar.

DEZESSEIS.

Quando você perder, não perca a lição.

DEZESSETE.
Recorde-se dos três 'R':
* Respeito por si mesmo,
* Respeito pelos outros,
* Responsabilidade pelos seus atos.

DEZOITO.
Não deixe uma pequena disputa afetar uma grande amizade.

DEZENOVE.
Quando notar que cometeu um engano, tome providências imediatas para corrigí-lo.

VINTE.
Sorria quando atender o telefone.
Quem chama vai percebê-lo na sua voz.

VINTE E UM.
Passe algum tempo sozinho(a) e reflita.

Anônimo disse...

"Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida."

[ Provérbio chinês ]

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB