Lei Geral da Copa: articulação confusa dificulta a votação

sexta-feira, 16 de março de 2012

A discussão referente à proposta de liberação de venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa de 2014, a ser inserida na Lei Geral da Copa, evidenciou a fragilidade no diálogo do governo com o Congresso. Na quarta-feira, comandado pelo Palácio, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), novo líder na Câmara, defendeu a decisão de que o governo vetaria a liberação de bebidas. No entanto, esse comando, já na manhã de ontem, quinta-feira, já se tornou letra morta.

Segundo a matéria publicada em o Estadão, houve uma "séria de trapalhadas que começou na Presidência e se estendeu ao Congresso", sendo que "o núcleo da confusão envolveu a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e os novos líderes, que buscam um acordo em torno do projeto de Lei Geral da Copa".

"As duas ministras garantiram aos líderes da base que o governo não assumira o compromisso com a Fifa de permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, vetada pelo Estatuto do Torcedor. A posição destoou do que já havia sido negociado antes, quando o projeto estava na comissão especial. 'Ficamos perplexos com a nova situação', resumiu o relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP)".

"O novo líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), fechou um acordo com a base para retirar o artigo do projeto que permitia a bebida. Horas depois, uma reunião de emergência na Casa Civil reverteu a orientação".

"O ministro Aldo Rebelo confirmou o compromisso brasileiro com a Fifa. Perante o novo entendimento, o relator confirmou, ontem, que manterá no texto a permissão para a venda de bebidas. 'Foi uma trapalhada', disse, após ter ouvido a ministra Gleisi admitir que fora 'induzida' ao erro por assessores".

"Ontem à tarde, Aldo, em nota, esclareceu que 'não existem nem existirão restrições legais ou proibições sobre a venda, publicidade ou distribuição de produtos das afiliadas comerciais, inclusive alimentos e bebidas, nos estádios'. Nesse vaivém, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), admitiu a dificuldade de liquidar a votação do projeto na próxima semana".


1 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo que sua vida esteja desafinada nunca deixe de cantar

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB